É possível ganhar dinheiro de diferentes maneiras com coisas consideradas lixos.
Na nossa cabeça, lixo é aquilo que já não serve mais e deve ir embora. Nem imaginamos que possa ter lucro no lixo. Mas, para muitas pessoas, os descartes diários são uma forma de sustento, matéria-prima para artesanatos ou um negócio bastante lucrativo.
Quer saber como faturar com produtos jogados fora? Listamos 7 modelos de negócios que faturam com o lixo.
Catadores, o começo do lixo que dá lucro
Vemos catadores de lixo em diversas cidades do Brasil, apanhando latas, embalagens e tantos outros materiais. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), eles são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no país. A atuação dos catadores pode ser individual ou coletiva e contribui para o alívio dos aterros e abastecimento das recicladoras.
Após recolher materiais nas ruas ou em lixões, os catadores fazem uma triagem e levam os objetos para serem reciclados.
Quer ajudar essas pessoas, que muitas vezes trabalham sob condições precárias? Lave e elimine restos de comida dos materiais que podem ser reciclados e separe-os do lixo orgânico.
Associações e cooperativas faturam com o lixo
Após receberem os resíduos dos catadores, as cooperativas e associações fazem a segregação dos resíduos. Alumínio, papel, plástico e vidro são prensados separadamente para ficarem compactos, facilitando o transporte. As recicladoras, então, compram esses materiais das cooperativas e associações. Viu quanto trabalho foi feito até agora?
Algumas cidades contam com pontos de coleta seletiva, onde você pode levar o seu lixo já separadinho.
Reciclagem, a melhor maneira de unir lucro e sustentabilidade
Nas recicladoras é que o lixo é transformado em matéria-prima. Ao chegar das cooperativas, ele passa por uma nova triagem. Assim que for separado o que realmente pode ser reciclado, cada material passa por um processo diferente. O alumínio, por exemplo, têm impurezas, tintas e outros metais removidos, para então passar por um processo de fundição.
A etapa seguinte é transformar o alumínio em placas e vendê-lo para indústrias como matéria-prima para novos produtos. Avanços tecnológicos permitem ainda que outros materiais comecem a ser reciclados, dando mais lucro para as recicladoras.
Lixo que se torna recompensa
Iniciativas, como Espaço Recicle e Molecoola, espalham contêineres e bancas pelas cidades para receber o lixo dos moradores locais. Ao entregar os recicláveis, essas pessoas acumulam pontos, que podem ser trocados por recompensas, de descontos a produtos e serviços.
Compostagem, economia que vêm do lixo
Segundo pesquisa, o brasileiro desperdiça mais de 40 mil toneladas de comida por ano. Está achando muito? Pense em quantas vezes deixou de consumir um vegetal porque ele não parecia bonito, ou jogou fora folhas e caules das verduras.
Além de aproveitar cascas, talos e folhas para diferentes receitas, você pode apostar na compostagem para lucrar com seu lixo. No processo, restos de alimentos não aproveitados são armazenados em caixas, gerando um ótimo adubo ecológico. Saiba aqui como fazer uma composteira doméstica.
Você já percebeu que todo mundo pode fazer sua parte quando o assunto é gestão dos resíduos, certo? Desde ajudar os catadores, ou se tornar um, até criar cooperativas, recicladoras ou fazer compostagem no seu dia a dia.
Certamente surgirão ainda mais maneiras de gerar lucro no lixo. Que tal começar investindo em uma almofada ou um puff feito com garrafas pet? Será que você conhece alguma forma de ganhar dinheiro com o lixo?
Caso sim, conte para nós aqui embaixo!