Você conhece as águas vermelhas do Parque Estadual de Ibitipoca?

Janela do céu - Parque estadual de Ibitipoca

Localizado na bela Minas Gerais, próximo ao município de Lima Duarte, o Parque Estadual do Ibitipoca se destaca pela coloração diferenciada de suas águas.

A visitação ao Parque esteve suspensa por conta do isolamento social, mas está aberto novamente para receber visitantes.

As atrações de Ibitipoca são muitas. Existem 3 tipos de trilhas, já consagradas: a Janela do Céu, o Circuito do Pião e o Circuito das águas. E tem novidade! Foram inauguradas novas cachoeiras: Pedra Furada, Cachoeira do Encanto e Poço do Campari, todas incorporadas ao Circuito do Pião.

Com muitas possibilidades de visitação para todos os públicos, pela dificuldade variada das trilhas, o Parque recebe cerca de 100 mil visitantes por ano!

O Parque fica perto de cidades grandes, como Belo Horizonte e Rio Janeiro. O acesso ao Parque é feito pela BR 267, que liga a cidade de Lima Duarte à rodovia BR 040, próximo a Juiz de Fora. O Parque está localizado a 80 km de Juiz de Fora, 260 km do Rio de Janeiro, 340 km de Belo Horizonte e 470 km de São Paulo.

O Parque estadual de Ibitipoca é uma unidade de conservação de proteção integral, criada em 1973 e possui 1488 hectares de Mata Atlântica preservados.

Mas o que é uma unidade de conservação de proteção integral?

As Unidades de Conservação (UC) são instrumentos do poder público para proteger o patrimônio natural, a fauna, a flora e as mais belas paisagens naturais. Quando são de proteção integral, quer dizer que não se pode retirar dali nenhum recurso, somente observar, apreciar e visitar!

E como nós podemos dar mais valor às belezas naturais?

O valor de um Parque e seus atrativos naturais pode ser obtido por meio dos chamados estudos de valoração. A maioria deles são feitos com base na opinião dos visitantes, que estimam quanto gostariam de contribuir para a conservação do Parque. Essa contribuição é totalmente hipotética, não é uma contribuição real, apenas um valor que a pessoa imagina, ou seja, quanto ela supõe que deve ser o valor para conservar o Parque, como se fosse avaliar quanto vale um imóvel, por exemplo. Você não vai comprar, apenas avaliar.

Essas pesquisas de valoração são importantes porque ajudam a valorizar mais a natureza e todos os recursos e serviços que ela oferece para nós. Também é importante para conscientizar sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

E está rolando uma pesquisa para descobrir quanto vale o Parque de Ibitipoca!

Teremos o prazer de saber sua opinião e suas respostas.

Se você já visitou o Parque, responda, participe!

Basta clicar neste link:

https://pt.surveymonkey.com/r/Valorar_Cultura_Ibitipoca

Essa pesquisa é do Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. Não pedimos nenhuma informação pessoal.

Fontes:

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3088-parque-do-ibitipoca-celebra-aniversario-de-47-anos

http://www.parqueibitipoca.eco.br/

 

Camila Magri Bertolin
Bacharel em Administração
Pós-graduada em Gestão de Áreas Naturais Protegidas
Mestranda em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos