Painéis solares promovem economia na Câmara do Distrito Federal

Energia Fotovoltaica

Além da capital, energia fotovoltaica anda atraindo cada vez mais brasileiros, indica pesquisa

Não é novidade que a procura por fontes de energia renovável cresce a cada ano. Em 2019, a adesão dos brasileiros a essa prática sustentável subiu 212%, chegando a quase 111 mil novas instalações de sistemas de energia solar pelo país. Os dados são da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Seguindo essa tendência, a Câmara Legislativa do Distrito Federal mandou instalar uma pequena usina fotovoltaica em seu edifício. O órgão calculou que a novidade deve gerar uma economia de 300 mil reais em seu gasto anual com energia.

‘O investimento deve se pagar em menos de três anos’, afirmou o deputado Robério Negreiros (PSD), que contou ainda que os dois painéis mostram em tempo real à população a geração e economia de energia.

A iniciativa está de acordo com o resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope neste ano, que mostrou que 90% dos brasileiros gostariam de substituir o consumo de energia elétrica por alguma fonte de energia renovável, como solar ou eólica.

Antigamente concentrado em indústrias e empresas, o interesse na substituição sustentável migrou para os condomínios. De olho na autonomia energética, no impacto zero para o meio ambiente e na economia na conta de luz, administradoras de prédios  têm procurado cada vez mais soluções de energia renovável.

De acordo com uma dessas administradoras, o investimento inicial dos condomínios volta rapidamente, porque a economia é bastante significativa. E o uso da energia vai desde pequenos sistemas que alimentam só as áreas comuns até aqueles que conseguem fornecer água quente para todo o prédio.

Piscinas climatizadas, antes aquecidas por energia a gás, são as maiores beneficiadas pelos sistemas solares, e já mostram retornos positivos para os moradores e administradores prediais: ‘Os condomínios têm procurado cada vez mais a solução porque a conta fecha’, diz Maria Claudia Buarraj, gerente do departamento de sustentabilidade do Grupo Graiche.

FONTES: Aneel, Ibope e Metrópoles

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos