Boa notícia: A emissão de recibos de papel caiu em 2020

Recibos de papel

Pode não parecer, mas aquele papelzinho que recebemos quando compramos algo pode ter um grande impacto no nosso meio ambiente.

Na verdade, os recibos dos estabelecimentos acabam gerando uma enorme quantidade de lixo. Segundo uma pesquisa recente, só nos Estados Unidos, a produção anual de recibos consome três milhões de árvores e quase nove bilhões de galões de água.

Isso equivale a emissão de gás de efeito estufa equivalente a 400.000 carros nas estradas.

A boa notícia é que já existem projetos dispostos a mudar isso. Uma dessas ações é feita pela Green America, organização sem fins lucrativos que publica anualmente um relatório direcionado a varejistas.

O documento têm como objetivo estimular mudanças nos rastreios de compras de clientes, sugerindo alternativas mais ecológicas ao papel térmico e não reciclável, bastante utilizado atualmente.

O relatório de 2020 revelou uma queda no número de emissão de recibos: de 280 mil toneladas para 252 mil. É claro que a pandemia do novo coronavírus teve influência na estatística, já que as pessoas andam saindo menos de casa e optando cada vez mais por compras online.

Embora a redução nas vendas gerais tenha prejudicado muitos varejistas, não ter que gastar tanto em produtos de papel que costumam ser descartados imediatamente tem seus benefícios.

O custo do papel térmico tem subido constantemente devido à escassez de um corante necessário para produzi-lo. De acordo com a Green America, os comerciantes dos EUA gastaram mais de 312 milhões de dólares em papel para recibos no ano passado.

Ainda segundo a organização, as mudanças em relação a esse assunto estão no caminho certo. Custos mais altos e menor demanda farão com que mais varejistas ofereçam recibos digitais, solução sustentável no âmbito econômico e para o meio ambiente.

Além de reduzir o contato entre caixa e clientes (distanciamento social), o uso de recibos digitais evitam a exposição aos produtos químicos (BPS e BPA) comumente encontrados no papel térmico; e reduzem a demanda por mais produtos de papel, poupando as florestas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos