As 10 cidades mais sustentáveis do mundo

Cidades Sustentáveis

Nós adoramos conhecer novas cidades, e, se elas forem sustentáveis, melhor ainda, não é mesmo?

As cidades mais sustentáveis do mundo são aquelas que vão além da coleta de lixo.

Elas focam em ações para melhorar a qualidade do ar, a mobilidade e a economia.  Impulsionam o uso de energias renováveis e protegem os recursos naturais.

Seja para fazer turismo ou para se mudar definitivamente, as cidades listadas a seguir são ótimas sugestões de lugares preocupados com o meio ambiente.

Separamos as 10 cidades mais sustentáveis do mundo que servem de inspiração para tantas outras:

Zurique

1| Zurique, Suíça

A capital suíça conta com diversos pontos positivos na questão ambiental, como o uso de energias renováveis e a expressiva quantidade de espaços verdes.

O volume de investimento em transporte público de qualidade é outro diferencial, que deixa a cidade com menos veículos poluidores em suas ruas.

A conscientização da população da cidade é um fator importante. Os habitantes de Zurique costumam produzir pouco lixo e separá-lo corretamente.

A coleta é organizada e, se o lixo não estiver descartado da maneira certa ele nem é retirado do local. Um belo incentivo, não é?

Singapura

2| Singapura, Cidade Estado da República de Singapura

Os grandes destaques da cidade asiática são os planos de mobilidade e o gerenciamento da água.

Enquanto o transporte compartilhado é incentivado largamente, o projeto de alta qualidade relacionado à água já levou até prêmios internacionais.

Estocolmo

3| Estocolmo, Suécia

O bairro de Hammarby Sjöstad, na capital sueca, é totalmente sustentável, com circuitos de água, resíduos e energia.

As águas residuais são convertidas em biogás e energia térmica, que é reutilizada no sistema de calefação e como combustível.

Os resíduos sólidos deste processo são convertidos em fertilizante.

Além disso, a maioria dos edifícios conta com painéis fotovoltaicos em suas coberturas, suprindo a demanda por eletricidade e aquecimento.

O transporte público de Estocolmo inclui metrô, ônibus, trem e até barcos.

Lá também há um incentivo muito forte para uso de bicicletas, com ruas totalmente adaptadas.

Viena

4| Viena, Áustria

Considerada diversas vezes a cidade com melhor qualidade de vida do mundo, Viena tem um projeto que busca alcançar zero emissão e autossuficiência de energia.

O Smart City Vienna planeja melhorar serviços urbanos através de estratégias sustentáveis.

Na questão do transporte público, o local também é referência, com ciclovias planejadas e ônibus elétricos, que dispensam qualquer combustível derivado do petróleo.

Londres

5| Londres, Inglaterra

Em constante crescimento, a cidade conta com um dos sistemas de metrôs mais movimentados do mundo.

Aliás, o metrô chega a todos os cantos da terra do Big Ben e produz parte da energia que consome a partir de seus próprios freios.

Os famosos ônibus ingleses não ficam atrás, e funcionam com baixa emissão de gases.

Frankfurt

6| Frankfurt, Alemanha

Um dos principais centros econômicos da Europa, a cidade oferece boa qualidade de vida e muitos empregos para sua população.

O local se destaca pela meta de reduzir 10% das emissões de CO2 a cada 5 anos. 

Para isso, o governo investe em eficiência energética e conscientização da população para redução do consumo comercial e residencial.

Seul

7| Seul, Coreia do Sul

A capital coreana desenvolve projetos como a restauração de rios, que deixam de ser áreas de poluição para virarem locais de lazer.

A cidade conseguiu reviver um rio que estava embaixo das ruas removendo toneladas de concreto e ferro, que foram reciclados.

Projetos como esse são bastante incentivados em Seul.

Hamburgo

8| Hamburgo, Alemanha

A cidade tem iniciativas como o ‘guia de compras ecológicas’, com informações sobre alternativas de consumo sustentável.

A energia renovável é outro ponto positivo de Hamburgo.

O local abriga centenas de empresas que produzem energia solar, eólica, hidroeletricidade, geotermal e energia proveniente de biomassa.

Praga

9| Praga, República Checa

Um importante centro comercial e de turismo da Europa, Praga tem iniciativas que reduzem o impacto ambiental em termos de mobilidade.

Um belo projeto sustentável é o conjunto de prédios com ventilação natural, coleta de águas pluviais, telhado verde e utilização de materiais reciclados.

Munique

10| Munique, Alemanha

Mais uma cidade alemã na lista!

Munique é ousada e pretende ser a primeira cidade do mundo abastecida apenas por energia renovável. E o plano é que isso ocorra até 2025!

Até no zoológico local é produzido biocombustível, a partir de esterco de elefante.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos