O conselho de reciclagem da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, resolveu colocar em prática uma ação para incentivar os moradores locais a reciclarem seu lixo.
Desde janeiro deste ano, quem faz a separação correta dos resíduos recebe uma estrela dourada, que é colocada em sua lixeira.
O residente também precisa descartar os materiais limpos e adequados para serem reaproveitados para levar a premiação, que fica exposta para que todos os vizinhos vejam seu feito.
Desde que o projeto foi implantado, autoridades locais registraram alta de 80% na taxa de reciclagem, um feito e tanto!
Parte do sucesso da ação parece vir do fato de que não são só as crianças que gostam de receber estrelas douradas: ‘As pessoas nos escrevem perguntando o que precisam fazer para ganhar a estrela’, revela Ross Trotter, gerente de recuperação de recursos de Christchurch.
Entretanto, quem não cumprir as orientações para o descarte adequado dos resíduos recebe uma carta de advertência. Apenas as lixeiras que estão 100% corretas ganham estrelas.
Até o momento, 130 mil famílias receberam informações direcionadas para melhorar suas práticas de reciclagem, 50 mil ganharam estrelas e 246 tiveram suas lixeiras confiscadas por não cumprirem os avisos de advertência.
Elas tiveram que ir ao escritório do conselho para recuperar as lixeiras e assinar um formulário concordando em fazer um trabalho melhor na separação dos resíduos.
Essa não é a primeira ação da Nova Zelândia em prol da sustentabilidade.
Em 2019, por exemplo, o país proibiu o uso de sacolas plásticas em todos os estabelecimentos, com multas de mais de 50 mil euros para quem descumprir a lei.
Não que precisasse de punição, já que, segundo o ministério do Meio Ambiente local, 91% dos neozelandeses sempre ou quase sempre usam suas próprias sacolas reutilizáveis.
O país também conta com um programa de reciclagem de óleo usado, que é transformado em combustível para fábricas e indústrias, ao invés de ir parar em ralos e quintais.
Mais um projeto importante nascido na Nova Zelândia: o ‘Food in Nude’.
A iniciativa prevê eliminar embalagens que não são necessárias, como aqueles frutas sobre bandejas, enroladas em plástico e colocadas em caixas. Para que tudo isso?
FONTES: newzeland.com, Xinhua e Abras