Após sofrer com as queimadas próprias do período de estiagem, a prefeitura de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo, resolveu tomar uma atitude.
Funcionários do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da cidade subiram no Mirante do Cristo, ponto mais alto de Monte Alegre, para soltar balões Biodegradáveis, as mais de 750 bexigas carregavam sementes de diferentes espécies de plantas.
Após estourarem, elas espalharam essas sementes para compensar ambientalmente o verde da cidade.
O objetivo é, além de recuperar as áreas atingidas pelas queimadas, incentivar e conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
E parece que está dando certo. Moradores locais trabalharam por conta própria e levaram mudas e sementes para as áreas atingidas.
Além dos balões, a prefeitura plantou 145 mudas de árvores nativas na região.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Monte Alegre do Sul, as ações ambientais são desenvolvidas em diversas etapas, desde a extração de sementes até o plantio em solo queimado. Algumas delas foram viabilizadas com a ajuda de ONGs.
Entre os meses de julho e outubro, a cidade foi uma das mais atingidas por focos de incêndio na região do circuito das Águas Paulistas.
Na pior das queimadas, foram necessários oito dias de combate intenso, inclusive com a intervenção da Polícia Militar, que levou água aos pontos mais altos das montanhas em chamas.