A belíssima Fernando de Noronha continua sua caminhada rumo à sustentabilidade. Para isso, a ilha conta com o apoio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e de recursos de pesquisa e desenvolvimento aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Desde o mês de agosto, o arquipélago pernambucano avança nos testes com dois módulos de bateria solar fotovoltaica, que devem entrar em funcionamento até o final do ano.
Com investimento de mais de 20 milhões de reais, o projeto é mais um dentro da estrutura que vem sendo instalada para melhorias da geração renovável na ilha, com potencial de dobrar a capacidade atual de uso da energia fruto de fonte solar.
Segundo informações da Celpe, atualmente 10% da energia de Fernando de Noronha é produzida de maneira 100% limpa.
Além desse projeto, a administração da ilha foca em ações em prol da mobilidade, como o carro elétrico que atende, desde 2015, às necessidades dos turistas. A ideia é ampliar a frota de veículos carregados na tomada com a construção de 13 ecopostos, que serão abastecidos por energia solar.
A ação está diretamente ligada ao desejo do arquipélago de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, objetivo inserido no projeto ‘Noronha Carbono Zero’, que visa gerar menos gás carbônico, além de outras ações voltadas ao meio ambiente.
Desde o ano passado, o governo de Pernambuco decretou uma lei que regulamenta a entrada de carros movidos à gasolina, com o objetivo de fazer toda a frota da ilha ser elétrica até 2022.
Fernando de Noronha é conhecido pelas belas paisagens, pela presença de famosos e pelos locais aptos para mergulho e snorkeling, ao lado de raias, tartarugas, golfinhos e tubarões. Se destacar pelas práticas sustentáveis é mais um atrativo desse verdadeiro paraíso brasileiro.
FONTES: EcoDebate, Canal Energia e Celpe