Combustível sustentável é novidade na Fórmula 1

Combustível sustentável

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) traçou e está colocando em prática seu plano para atingir uma maior sustentabilidade . 

Para isso, apostará em um combustível 100% sustentável, produzido a partir de lixo orgânico. A substância, que já está em fase de testes, foi entregue às equipes Mercedes, Ferrari, Renault e Honda e deve ser utilizada na próxima temporada, em 2021.

Jean Todt, presidente da FIA, afirmou que a Federação assumiu a responsabilidade na orientação do automobilismo para reduzir o impacto ambiental nas atividades e contribuir para um planeta mais verde.

O plano da FIA é neutralizar o uso de carbono já no ano que vem e se tornar carbono zero até 2030. Além disso, a iniciativa também busca demonstrar a eficiência do combustível sustentável, incentivando seu uso em outros grandes eventos de corridas automobilísticas.

Para reforçar o compromisso com o meio ambiente, a Federação enviou os primeiros barris da nova substância para os testes das equipes e disse esperar que os fornecedores da Fórmula 1 desenvolvam suas próprias soluções de combustíveis sustentáveis.

Fórmula E

Essa não é a primeira ação em prol da sustentabilidade do mundo automobilístico.

Em 2014, foi criada a Fórmula E, categoria do automobilismo com carros elétricos, que funcionam com baterias ao invés dos usuais motores à combustão.

O visual dos automóveis é bem parecido com os utilizados na Fórmula 1, com seus desenhos aerodinâmicos característicos.

No quesito velocidade, as versões elétricas chegam geralmente aos 225km/h contra os 300km/h dos carros da F-1. Os pit stops seguem necessários, já que os veículos precisam ser recarregados periodicamente.

A ideia de levar motores elétricos também para a Fórmula 1 continua em pauta, sendo rejeitada por alguns fãs do esporte por acabar com os famosos roncos dos motores, bem mais suaves em veículos movidos à bateria.

Nesse contexto, combustíveis sustentáveis podem ser a solução para os amantes do automobilismo preocupados com a sustentabilidade.

FONTES: GP, Mundo Conectado e Fórmula E

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos