Em uma tentativa de reduzir o uso desnecessário de plástico, o governo da Índia anunciou que substituirá os copos descartáveis usados para beber chá em 7.000 estações de trem em todo o país por copos de argila típicos, chamados kulhads.
Essa redução na quantidade de lixo ajudará o país a alcançar a meta de se tornar livre de plásticos descartáveis, além de gerar empregos para os mais de dois milhões de pessoas que trabalham com artesanato na populosa Índia.
Todos os dias, milhares de pessoas viajam nos trens indianos, muitos comprando seus tradicionais chás, e gerando enormes quantidades de resíduos.
Os copos usados são geralmente plásticos, baratos, frágeis e descartáveis. Mudar para os kulhads é um retorno ao passado, quando recipientes simples sem alça eram comuns. Sem nenhum tipo de tinta ou esmalte, os copos ainda são totalmente biodegradáveis.
Sociedades antigas da Índia costumavam usar diversos utensílios de barro e argila, inclusive quebrando-os após seu uso e reutilizando o material para fabricar novos acessórios.
O governo local está se esforçando para ampliar esse programa, distribuindo rodas elétricas próprias para a manufatura de objetos de argila e demarcando áreas do lado da água para obtenção da matéria-prima.
Esforços anteriores para reintroduzir kulhads falharam, pois o governo não estava disposto a aceitar tamanhos e formatos não padronizados de copos. Agora, felizmente perceberam que peças feitas à mão não podem ser idênticas, principalmente com a produção tão descentralizada.
Esta é uma ótima notícia para a Índia, um país que há muito luta para lidar com o lixo plástico, em parte por causa de sua enorme população e por causa da infraestrutura inadequada de descarte de resíduos nas regiões rurais.
A iniciativa também mostra como voltar aos modos de vida mais simples e tradicionais às vezes pode ser a melhor solução para questões sustentáveis.
FONTES: livemint e The Guardian