No começo deste ano, o jornal New York Times indicou a Mata Atlântica como um dos 52 lugares mais inspiradores para se visitar. Agora, a trilha que foi destaque na publicação americana ganhou seu primeiro livro.
Com o título ‘Um caminho para a Mata Atlântica’, o livro aborda uma trilha de 4 mil quilômetros que vai do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, passando por São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A publicação de Ernesto Viveiros de Castro e Juliana Colussi mostra a diversidade local, citando ilhas, cavernas, florestas e montanhas. Tudo isso por meio de textos e imagens.
O objetivo principal do livro é ilustrar a importância da Mata Atlântica, tanto no âmbito histórico como em relação ao meio ambiente. Para isso, os autores optaram por uma linguagem leve, como se fosse uma conversa durante uma caminhada pelo trajeto.
Mais de 100 parques e reservas aparecem na publicação, além de áreas protegidas e comunidades tradicionais. Personagens que fizeram parte da história local têm suas vidas narradas de uma maneira amigável e atraente.
As imagens inseridas no livro são um destaque à parte: mais de 140 fotos das paisagens, como a Serra do Mar e a Serra Geral, e de espécies animais vistas ao longo do caminho chamam atenção até dos olhos mais exigentes.
Um dos biomas mais diversos do mundo, a Mata Atlântica tem uma grande importância ambiental para a regulação do clima e, consequentemente, do abastecimento de água na região em que se encontra e arredores.
Abrigando muitas comunidades carregadas de história, a mata também possui um grande valor cultural e contribui para o desenvolvimento econômico através principalmente do turismo.
FONTES: Caminho da Mata Atlântica, Época e Sosma