A sustentabilidade chegou ao esporte. Mais especificamente ao futebol!
Em parceria com a fabricante de material esportivo Penalty, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) apresentou sua nova bola de futebol.
Chamada de S11 Ecoknit, a redonda é feita de material reutilizado e entrará no início de 2021, quando começam os campeonatos estaduais.
Feita para o carioca, ela também estará presente em outros cantos do país, nos campeonatos paulista, goiano, pernambucano, amazonense, paraense e cearense, tanto nos torneios masculinos, como nos femininos.
A grande novidade é o couro utilizado na produção da bola, que foi criado a partir da reciclagem de garrafas plásticas pet.
Sustentabilidade aliada à tecnologia
Testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (ITP), e certificada pela FIFA, a S11 Ecoknit, conta com proteção UV para não amarelar com o sol e seu tecido é impermeabilizado, para que a bola se mantenha limpa durante todo o jogo.
Os detalhes em preto fazem a pelota se destacar no campo e nas câmeras que filmam as partidas, e o símbolo da reciclagem aparece na cor vermelha, que remete ao plástico no sistema de coleta seletiva.
Outras iniciativas sustentáveis no futebol
As questões ambientais já foram abordadas pelo esporte de maneiras diferenciadas.
Em 2018, o time inglês Tottenham Hotspur anunciou que não venderia mais plásticos descartáveis em seu recém inaugurado estádio.
No mesmo ano, kits de consumo consciente foram distribuídos na Major League Soccer, principal campeonato de futebol dos EUA e do Canadá.
No Brasil, o Internacional reformou seu estádio pensando na captação da água da chuva, que é reaproveitada na rega do gramado, nos sanitários e na limpeza em geral.
FONTES: Ferj e onefootball