Tecnologia busca soluções sustentáveis para nos refrescarmos

ar condicionado sustentável

Um ar condicionado comum pode gastar por volta de 100 quilowatts por mês se ficar ligado apenas 4 horas por dia. Isso é o equivalente a mais da metade do consumo de energia mensal de uma família.

Além de gastar muita energia, as tecnologias atuais de resfriamento usam produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio.

Compostos como CFC, HCFC e outros, são gases de efeito estufa potentes usados há décadas em aparelhos de ar condicionado.

Com o constante aumento da temperatura terrestre, surgiu a necessidade de encontrarmos maneiras mais sustentáveis de nos refrescarmos.

Um estudo publicado na revista Science afirma que estão sendo desenvolvidos refrigeradores mais ecológicos e eficientes, com potencial de aquecimento global bastante reduzido.

Novos materiais, que se mantém sólidos ao invés de se tornarem gases poluentes, foram descobertos e já estão sendo testados como refrigeradores.

Em outro estudo da mesma publicação, cientistas afirmam que materiais de resfriamento chamados superfrios podem ser apontados para o céu para refletir os raios infravermelhos do sol, mantendo-os até 10ºC mais frios do que o ar ao seu redor.

Segundo os autores do estudo, essas tecnologias seriam perfeitas para serem usadas em telhados.

As pesquisas não param e mostram potencial para o futuro de nos manter resfriados, o que se torna cada vez mais importante por conta das ondas de calor e do aumento das temperaturas médias.

Mas, enquanto as soluções sustentáveis não chegam, existem maneiras menos tecnológicas de apaziguar o calor do nosso lar:

Uma solução é plantar árvores para criar sombra ou colocar chaminés estrategicamente no topo das casas para atrair a brisa mais fria que sopra sobre os edifícios.

Manter portas e janelas abertas para circular e refrescar o ar do ambiente e apostar em telhados e paredes verdes deixa a temperatura mais amena, e não apenas nos dias de calor.

Dica: fazer uso de uma garrafinha de água com spray ajuda a refrescar o organismo e reduz a necessidade de ligar o ar condicionado.

 

FONTES: Science e UOL

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos