O condomínio Bosco Verticale, na Itália, é um santuário da natureza em meio à populosa cidade de Milão.
Situado em 3 mil metros quadrados de superfície urbana, a construção sustentável conta com duas torres, de 80 e 120 metros de altura, e abriga mais de 800 árvores.
Além das belas árvores, o condomínio tem 15 mil plantas de cobertura de solo e 5 mil arbustos espalhados para manter um ambiente bastante natural. De acordo com os arquitetos da construção, o objetivo foi criar as condições ideais para que animais, vegetação e moradores convivam em harmonia.
Ao contrário das fachadas usuais, as verdes não refletem ou ampliam o calor do sol. Pelo contrário. A vegetação filtra os raios, criando um clima interno agradável sem prejudicar o meio ambiente. O resultado é a redução das ilhas de calor urbano.
Ruídos e poluição também são diminuídos por conta das plantas, e a umidade é regulada sem que aparelhos elétricos sejam necessários.
O Bosco Verticale foi inaugurado em 2014 e segue como exemplo de eficácia sustentável, cumprindo seu objetivo de gerar condições de vida mais agradáveis aos condôminos. Pesquisas de aprovação mostram que a administração dos prédios vem seguindo à risca as metas prometidas.
Atualmente, os moradores convivem com mais de 1500 pássaros e insetos que sobrevoam a área devido às condições ambientais. No inverno, os habitantes das torres afirmam que usam menos aquecimento e no verão, menos ar condicionado, reafirmando o sucesso do empreendimento.
Para completar as metas de sustentabilidade do Bosco Verticale, o condomínio aposta na energia eólica e na energia fotovoltaica e usa as águas cinzas, aquelas que restam dos processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho, para irrigar as plantas.
FONTES: Ecoeficientes e condominiosverdes