A moda sustentável segue trazendo novidades para quem se preocupa com o meio ambiente.
A bola da vez é uma camiseta 100% biodegradável que pode ser plantada e se transforma em alimento para minhocas na compostagem. Desenvolvida pela empresa inglesa Vollebak, a peça é leve e macia, uma boa substituta da popular camiseta de algodão.
Chamada de T-Shirt Plant and Algae (‘Camiseta Planta e Algas’), ela é feita de polpa de eucalipto, faia e algas, e pode ser enterrada no seu jardim ou colocada junto de outros materiais na hora da compostagem.
Segundo a Vollebak, a madeira de eucalipto usada na fabricação da camiseta é extraída de plantações florestais sustentáveis. Já as algas, usadas como pigmento natural, são cultivadas em biorreatores.
Ainda de acordo com a empresa, a compostagem da camiseta pode ocorrer em cerca de 12 semanas, dependendo do ambiente em que é exposto. Quanto mais bactérias, fungos e calor da terra, mais rápido a peça desaparece. Por isso, não basta jogá-la no meio do mato, é preciso enterrá-la ou colocá-la na composteira.
Uma vantagem a mais da camiseta biodegradável é que ela vai mudando de cor com o tempo por causa das algas!
Produtos que também se transformam
Produzidas a partir de restos de aparas, as etiquetas da marca ‘Papel Semente’ podem ser plantadas após o uso e dão origem a flores e hortaliças.
Uma empresa na Indonésia desenvolveu sacolas biodegradáveis feitas de mandioca. Apesar de se parecerem bastante com as populares versões de plástico, elas podem ser diluídas em água e consumidas por seres humanos!
Há alguns anos, uma marca americana chamada ‘Reduce Reuse Grow’ criou um copo de café feito com sementes nativas do país. Depois de usado, o utensílio pode ser plantado, dando origem a flores ou pinheiros.
FONTES: Papel Semente e BandMulti