O bambu é um material orgânico e que tem características ótimas para a construção civil, além disso apresenta uma grande variabilidade em sua utilização.
Neste artigo iremos apresentar um breve contexto histórico do uso do bambu em edificações, bem como destacar as qualidades que tornam o bambu um material com grande utilidade em obras, destacar algumas obras inspiradoras que realizam o uso do bambu, e por fim apresentar dicas e recomendações para ter sucesso no uso do bambu
O bambu é uma planta da família das gramíneas, assim como o arroz e a cana de açúcar, e foi incorporada nas edificações pela humanidade há milênios de anos, principalmente pelos povos orientais, os quais podemos destacar os templos japoneses, edificações chinesas e utensílios feitos de bambu.
Aqui na América do Sul o bambu também era bastante utilizado, principalmente pelos povos indígenas e tem registros arqueológicos no Equador, que revelam o uso do bambu há cerca de 5 mil anos.
No continente africano, o uso do bambu era e é destinado para coberturas e paredes de edificações tradicionais em comunidades tribais, através de um método construtivo denominado de Chenca ou Sidamo.
Devemos destacar que o bambu tem cerca de 1250 espécies espalhadas pelo mundo, além disso é considerado como plantas herbáceas e lenhosas.
Um fator bem interessante é que o bambu é uma planta que cresce e se desenvolve em climas tropicais e subtropicais, e tem a versatilidade de se adaptar a altitudes do nível do mar e até em 4000m.
Toda esta flexibilidade faz com que pudemos ter a possibilidade de crescimento do bambu em quase todos os continentes do planeta, exceto na Antártida e na Europa.
Qualidades do bambu importantes para a construção civil
O bambu é um material considerado sustentável, devido a baixa emissão de carbono e apresenta um consumo de energia bem menor para cultivo e tratamento em comparação a madeira.
Outro fator relevante, é que o bambu é um material leve e flexível com características de resistências muito boas, de acordo com pesquisas, o bambu pode ter resistências equivalentes a 1/5 do aço CA-50, o principal aço utilizado na construção civil do Brasil.
A durabilidade também faz parte do leque de qualidades do bambu, com os devidos cuidados é possível garantir a vida útil do material por cerca de 25 anos em uma edificação.
Além de todas estas qualidades, o bambu é um material muito versátil, podemos observar que o mesmo pode ser utilizado como elementos decorativos, estruturais, esquadrias, partes de coberturas, vedação de estruturas, forros, utensílios e até mesmo podem substituir o uso de aço e madeira em andaimes, assim como algumas empresas chinesas tem utilizado.
Obras pelo mundo que utilizam bambu e são inspiradoras
Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas
O segundo maior aeroporto da Europa, localizado mais precisamente na cidade de Madrid na Espanha, em 2005 realizou uma reforma no Terminal 4 e concluiu um teto curvo feito de bambu, inclusive é considerado por muitos uma referência e tem recebido o título de o maior projeto de bambu do mundo.
Maiores informações sobre este icônico projeto, pode ser conferido no site Archdaily, que descreve de forma detalhada diversas soluções do projeto e ilustram com belas imagens da edificação.
The Leipzig Zoo
É conhecido como um dos mais famosos parques zoológicos municipais do mundo, localizado na cidade de Leipzig na Alemanha.
Em 2004 foi concluído o estacionamento do parque, que é constituído por uma fachada inteiramente coberta por milhares de varas de bambu.
A ideia principal do projeto foi combinar a ideia do mundo natural da selva, bem retratada nas instalações do zoológico, com o espaço urbano.
Casa Bambu
Por fim não poderia faltar um exemplo de residências com o uso do bambu, afinal é algo mais próximo da nossa realidade como cidadãos, além disso com uma ajudinha pode ser reproduzido em nossos lares.
A Casa Bambu é um projeto feito no nordeste brasileiro pelo estúdio Vilela Florez, que inclusive tem outros projetos que utilizam o bambu de forma que alie as funcionalidades com a estética, e o resultado disso é incrível e nós podemos observar na imagem abaixo.
Neste caso, os arquitetos Mariana Vilela e Daniel Flórez buscaram a utilização do bambu como um elemento para ajustar o comportamento térmico da edificação, e obviamente que as lâminas de bambu deram um toque estético harmônico com a arquitetura da casa e combinou bastante também com o cenário em que foi realizado o projeto.
Dicas e recomendações para ter sucesso no uso do bambu
A primeira dica que iremos dar é muito importante, como nós retratamos no começo do texto, há uma série de espécies de bambu.
Porém devemos ressaltar que existem espécies que são mais indicadas para o uso na construção civil e lidam melhor com o clima do Brasil.
É recomendado o uso das seguintes espécies: Guadua angustifólia e Dendrocalamus giganteus, além disso a espécie Guadua angustifólia já é bastante utilizada em obras na Colômbia.
Caso queiram entender um pouco mais sobre as espécies, características e recomendações de uso, o site Sítio da Mata apresenta informações detalhadas e que contribuirão para entender melhor o assunto.
Por ser um material natural e orgânico, e por morarmos em uma região tropical, o bambu pode sofrer com ataques de insetos e fungos, por isso é recomendável entender como tratar, para podermos prolongar a vida útil do bambu.
Há dois materiais bem legais e gratuitos que explicam direitinho como deve ser o corte do bambu, os tratamentos dependendo da espécie e outros cuidados.
O primeiro é o Manual Para La Construcción com Bambú, que é um manual em espanhol que é bem ilustrativo e traz muitas informações.
O segundo material é um artigo do Blog Jardim do Mundo, que explica como lidar com o bambu para fazer móveis e casas.
Por fim, recomendamos sempre consultar um profissional, seja para utilizar o bambu para edificações e móveis, e até mesmo para realizar o cultivo do bambu, pois sabemos que o cultivo feito de forma incorreta pode resultar em um desequilíbrio ambiental.
Esperamos que se sintam inspirados com as edificações com bambu, e tenham gostado de conhecer todas as múltipla.
Autor do Texto:
Henrique Gabriel Osório
Formado em Engenharia Civil e Técnico em Desenho de Construção Civil, com atividades executadas na ARSESP e com experiências de projetos e obras executadas por sua empresa a HGO Engenharia. Atualmente tem se dedicado a escrever artigos no seu Blog Redim Engenharia e sites de Construção Civil.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/henriqueosorio/
Instagram: https://www.instagram.com/henriqueosorio_