Isopor pode (e deve) ser reciclado

Reciclagem de isopor

Pouca gente sabe, mas o isopor é, na verdade, um plástico. Bastante presente no cotidiano do brasileiro, o material está sendo mais usado do que nunca por conta da popularização dos pedidos de delivery.

Tecnicamente chamado de poliestireno expandido, ou EPS, o isopor é 100% reciclável, mas já foi considerado um dos piores poluidores do planeta. De acordo com o relatório  Plastics BAN – Better Alternatives Now, lançado no fim de 2016 por quatro organizações não-governamentais dos Estados Unidos, o material é perigoso para aves e animais marinhos, que podem desenvolver câncer após ingerir pedaços de isopor.

Além da poluição, a reciclagem é importante para garantir uma produção mais consciente e para que se utilize cada vez menos recursos do nosso meio ambiente.

Para que o isopor seja reciclado, é preciso separá-lo e limpá-lo. Restos de comida, líquidos, etiquetas e outros tipos de sujeira devem ser removidos e o material deve estar seco. Aí, basta jogar o isopor na lixeira destinada aos plásticos, aquela de cor vermelha.

Existem algumas maneiras diferentes de reciclar o isopor. A maneira mais usual é a mecânica, onde o material passa por um processo de retirada de gás, restando apenas flocos. Isso porque o isopor é constituído de plástico e ar, muito ar.

Depois de retirado o ar, os flocos são derretidos e granulados, voltando a ser matéria prima para ser usada na fabricação de diversos produtos, como solas de sapatos, materiais de escritório e de construção, entre outros.

Outra forma de reciclagem é a energética, método que usa o EPS para a recuperação de energia elétrica térmica, já que o material tem alto poder calorífico.

Por fim, na reciclagem química, o plástico presente no isopor é reutilizado para a fabricação de óleos e gases, além de colas e solventes.

Lembre-se de não descartar o isopor em lixos comuns!

Por conter tanto ar, os produtos feitos com isopor tendem a ocupar bastante espaço, lotando aterros e poluindo o meio ambiente. Descarte-os sempre nas lixeiras específicas, ou procure as cooperativas de reciclagem da sua região.

Espalhar informações sobre a reciclagem do isopor e de tantos outros materiais é o primeiro passo para conscientizar a todos sobre a importância do descarte correto do lixo.

FONTES: Recicla Sampa e MundoIsopor

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos