Um grupo de cientistas criou uma tinta que pode combater o aquecimento global através da economia de energia elétrica. Segundo o site da IFLScience, o tom branco da tinta é mais branco do que o tom conhecido anteriormente.
O composto, que pode ser utilizado na pintura de edifícios e casas, reflete até 98% da luz solar que chega à sua superfície, dispersando o calor. Dessa maneira, a tinta consegue resfriar os imóveis em até 4,5oC, muitas vezes tornando dispensável o uso de ar condicionado.
Atualmente, as tintas projetadas para rejeitar calor refletem entre 80% e 90% da luz solar recebida, sem o benefício de tornar as superfícies mais frias do que o ambiente, como é o caso da novidade ultra branca.
Para chegar ao nível de brancura necessário foi usado o sulfato de bário, composto também utilizado para tornar papéis fotográficos e cosméticos mais brancos. De acordo com a equipe de cientistas, a alta concentração de partículas do composto tem tamanhos variados e aumenta o fator de reflexão da tinta.
O grupo estuda a pintura ultra branca há mais de seis anos, tendo realizado diversos testes e provando que a tinta é mais eficaz e resistente do que as versões disponíveis no mercado. Agora só falta a patente ser aprovada para que possam resfriar ambientes e ajudar o meio ambiente.
FONTES: SoCientífica, IFLScience e Revista Galileu