Em meio à crise, startup gera lucro para quem precisa através do lixo 

lucro através do lixo

Já há algum tempo a digitalização é parceira da sustentabilidade. Transformar documentos físicos em digitais, por exemplo, reduz a necessidade de papéis e outros materiais, gerando menos resíduos.

Mas não é só pela economia de papel que a digitalização se destaca quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Uma startup chamada ‘Coletando Soluções’ resolveu ampliar o conceito de reciclagem inovando no mercado de logística reversa.

Para isso, a empresa colocou em prática um modelo de ‘cashback’, onde as pessoas podem trocar seus resíduos recicláveis por dinheiro através da digitalização do lixo. 

Priorizando comunidades vulneráveis, como o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, ou o Jardim Ibirapuera, em São Paulo, o projeto conseguiu unir tecnologia, preservação do meio ambiente e apoio econômico em tempos de crise.

Como funciona

A ‘Coletando Soluções’ espalha ecopontos pelas comunidades e garante que cada morador que entregar seu lixo reciclável receba um dinheiro em seu nome na conta digital ‘Coletando’.

O crédito, calculado com base no volume e tipo de resíduo, costuma variar entre 60 e 150 reais por morador. Já os comércios podem conseguir até 500 reais mensais, enquanto os catadores de materiais recicláveis chegam a obter uma renda que varia entre 500 e 1500 reais por mês com o programa.

Esse dinheiro é disponibilizado através de um cartão, e pode ser usado para pagar as compras do mercado, recarga do celular, despesas escolares e muitas outras coisas. Como um cartão comum, ele pode ser utilizado em qualquer estabelecimento ou site.

O projeto se mostra uma boa alternativa de geração de renda para quem vive em comunidades vulneráveis, além de incentivar a população a participar da reciclagem, principalmente em meio à crise sanitária que estamos vivendo.

FONTE: Forbes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos