Os edifícios verdes reduzem emissões dos gases de efeito estufa e economizam água e energia.
O Brasil ficou em 5º lugar no ranking global de sustentabilidade com os ‘edifícios verdes’ certificados em 2020. Os dados são do United States Green Building (USGBC), criador do sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português) de classificação de ‘edifícios verdes’
Atualmente, são mais de 1.500 construções sustentáveis no país, sendo 641 já registradas e 50 milhões de metros quadrados ainda em busca da Certificação GBC Brasil.
Disponível para praticamente todos os tipos de edifícios, o sistema LEED fornece uma estrutura para edifícios sustentáveis, eficientes e econômicos.
Segundo a USGBC, os edifícios verdes e consome 25% a menos em energia, entre outras vantagens.
Um estudo da UC Berkeley de 2014 descobriu que, ao construir de acordo com os padrões LEED, os edifícios reduziram em 50% as emissões dos gases de efeito estufa do que edifícios convencionais devido ao consumo de água, 48% menos devido a resíduos sólidos e 5% menos devido ao transporte.
Vantagens dos edifícios verdes
- Redução da emissão de gás carbônico em 34%
- Consome 25% a menos em energia que as propriedades convencionais
- Redução de 11% na água consumida na propriedade
- Desvio de mais de 80% de resíduos dos aterros sanitários
- 1,3 milhão tonelada de carvão equivalente economizadas a cada ano
Certificado Edifício Verde
O certificado dos edifícios verdes foi desenvolvido pelo Green Building Council Brasil com a intenção de fornecer as ferramentas necessárias para projetar, construir e operar condomínios residenciais que possuam alto desempenho e práticas sustentáveis.
O sistema é dividido nas categorias Verde, Prata, Ouro e Platina, e avalia o impacto ambiental dos edifícios, tanto na sua construção quanto no seu uso.
[Edifícios verdes gastam 35% a menos em energia. Foto: Unsplash]Entre os critérios analisados, estão o uso eficiente de água e energia, a qualidade ambiental interna e o descarte do lixo, por exemplo.
Segundo a USGBC, Em 2030, os projetos LEED terão desviado mais de 540 milhões de toneladas de resíduos de aterros.
Quase 4 bilhões de milhas rodadas de veículos foram evitadas pelos ocupantes de edifícios LEED, graças a localizações eficientes e opções alternativas de transporte.
Estima-se que os projetos certificados tenham especificado mais de US $ 100 bilhões em materiais verdes, cumulativamente.
A empresa aponta que 61% dos líderes corporativos acreditam que a sustentabilidade leva à diferenciação de mercado e melhora o desempenho financeiro.
Fontes: