A nova plataforma, Forests Forward, envolve empresas de todos os setores para acelerar a sustentabilidade, zerar o desmatamento e gerar compromissos de conversão zero.
A Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil lançou uma nova plataforma que envolve empresas, comunidades e organizações em todos os setores para acelerar mudanças positivas em paisagens críticas e engajar empresas e investidores para cumprir as ambições de sustentabilidade.
O Forests Forward permitirá que as empresas estabeleçam e atuem em caminhos inovadores e voltados para o futuro para fazer e demonstrar impactos positivos nas paisagens florestais, e que os investidores contribuam positivamente para a agenda global de sustentabilidade.
A plataforma inclui ênfase nas comunidades e no manejo florestal local, pedindo o reconhecimento do papel crítico que os povos indígenas e comunidades locais desempenham na conservação da floresta.
O programa defende abordagens testadas e inovadoras e melhores meios de verificação do manejo florestal em países tropicais para ajudar a disseminar o manejo florestal sustentável para usuários coletivos e individuais de florestas em menor escala.
“Empresas e investidores em todo o mundo estão em uma posição única para permitir abordagens inovadoras que conservem e aumentem os benefícios de paisagens florestais produtivas e ricas em biodiversidade, ao mesmo tempo em que atendem a alguns dos maiores desafios ecológicos de nosso tempo: mudanças climáticas, segurança hídrica e alimentar”, diz Julia Young, diretora de Transformação Global para o Setor de Florestas da rede WWF.
O Forests Forward visa acelerar a ação e aproveitar a influência de todos os atores com interesses em recuperar florestas para melhorar o manejo de 150 milhões de hectares de floresta até 2030.
O primeiro conjunto de empresas que se inscreveram no Forests Forward inclui os principais atores do mercado como a International Paper Company, Kimberly-Clark, Lowe’s Companies, Mandarin Oriental, Veracel, The Navigator Company, entre outros.
Como participantes do Forests Forward, as empresas se comprometem a se engajar em áreas como manejo e comércio florestal sustentável, melhorias em silvicultura, reflorestamento e restauração de ecossistemas, proteção e recuperação da biodiversidade, combate à ilegalidade em toda a cadeia de abastecimento de madeira, certificação florestal confiável, inclusiva e equitativa cadeias de valor.
O escopo de trabalho dos participantes pode ser visto na plataforma espacial interativa global do WWF. As atividades serão monitoradas e relatadas em relação a resultados e marcos claros.
De acordo com Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil, a construção de arranjos institucionais entre comunidades, sociedade civil, empresas, organizações financeiras e governos é fundamental para o atingimento das metas de restauração.
“Não basta apenas zerarmos o desmatamento, precisamos restaurar. E esse processo vai muito além do plantio de árvores, a restauração de ecossistemas contribui diretamente para a criação de um novo modelo de desenvolvimento que nos leva a uma melhora de qualidade de vida e a uma economia sustentável com geração de emprego em toda a cadeia de restauração”, diz Voivodic.
As empresas e organizações que se interessarem em fazer parte do programa podem acessar o site Forests Forward.
Fonte: https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?78809/WWF-lanca-plataforma-para-engajar-empresas-e-investidores-para-cumprir-as-ambicoes-de-sustentabilidade#