O projeto vai levar educação ambiental através também de projetos de meliponicultura com abelhas sem ferrão às escolas públicas do Paraná.
O Instituto Raiz Nova começou nesta quarta-feira (21) um novo projeto que vai levar educação ambiental através da implantação de agroflorestas urbanas para produção de alimentos, associada a projetos de meliponicultura com abelhas sem ferrão às escolas públicas do Paraná.
De acordo com o instituto, o propósito é contribuir para a preservação e recuperação do meio ambiente, como peça instrumental para uma educação infanto-juvenil consciente e o enfrentamento das desigualdades sociais.
O projeto combina atividades sustentáveis, com foco na implementação de agroflorestas, do empreendedorismo verde e da prática de meliponicultura inicialmente em escolas de ensino fundamental e médio em Curitiba (PR) e região metropolitana
Também são realizadas oficinas para produção de instrumentos musicais e brinquedos, com utilização de material reciclável e recursos sustentáveis.
O projeto piloto foi desenvolvido no Colégio Estadual Eusébio da Mota, em Curitiba, onde 1,2 mil alunos e cerca de 3 mil famílias estão sendo impactadas. A programação inclui ações ambientais, educação financeira e capacitação em empreendedorismo, com oficinas de arte reciclada e moda sustentável.
O trabalho no colégio iniciou em dezembro de 2020, com o início do plantio da agroflorestal. Em março de 2021, foi feita a manutenção e em abril foram implantadas as abelhas.
Em junho deste ano houve a primeira visita ao Instituto Valquírias, em São José do Rio Preto (SP) para a implantação da agroflorestal.
[Agroflorestas urbanas são implantadas em escolas públicas por projeto Raiz Nova. Foto: Instituto Raiz Nova]Na escola de ensino fundamental e médio, a agrofloresta e a criação de abelhas foi implantada em 340m² com a ajuda de técnicos e agricultores voluntários. No entanto, o projeto pode ser adaptado para qualquer tamanho de terreno disponível.
A estrutura funciona, ainda, como um laboratório e extensão da sala de aula para conteúdos transversais. Também serve para o aprendizado sobre temas relacionados à sustentabilidade, como tratamento de lixo, esgotamento sanitário e saúde.
O Instituto Raiz Nova conta também com apoiadores como o Instituto Renault, que doou pneus para o parquinho ecológico de recreação do projeto piloto, e os Grupos de Educadores Google Brasil e Curitiba.
Fontes:
Instituto Raiz Nova ; Uol e Instituto Raiz Nova