Maior usina de captura de carbono do mundo é inaugurada na Islândia

Captura de carbono

A Orca, como foi chamada, será capaz de retirar da atmosfera até quatro mil toneladas de dióxido de carbono por ano. 

Na última quarta feira (8),  a Islândia anunciou o lançamento da Orca, desenvolvida pela startup suíça Climeworks,  a primeira usina de captura e armazenamento de ar , que combinada com a tecnologia de armazenamento subterrâneo da Carbifix , promete  impactar positiva e significativamente em relação às mudanças climáticas.

Segundo a startup, Orca removerá da atmosfera cerca de quatro mil toneladas de dióxido de carbono por ano, equivalente ao CO2 emitido por aproximadamente 790 carros. 

A planta é composta por oito  contêineres equipados com ventiladores que puxam o ar. O CO2 é filtrado para que se torne puro, então misturado com água e alocado em poços subterrâneos com profundidade de mil metros , onde  se transformará em rocha ao longo dos anos, permanecendo armazenado permanentemente no solo.  O sistema também libera  para atmosfera oxigênio e nitrogênio . Todo sistema é alimentado por energia renovável, segundo a Climeworks. 

De acordo com a Agência Internacional de Energia, existem atualmente quinze usinas de captura direta de ar em operação em todo mundo, que juntas retiram mais de nove mil toneladas de CO2 por ano.

Fontes : Climeworks e Ecycle

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos