Neste artigo eu vou mostrar para vocês que além de lindo, o espetáculo da Aurora Boreal tem 6 curiosidades muito legais e que tenho certeza de que você não sabia!
Vamos lá!
O fenômeno foi batizado por Galileu Galilei
Você sabia que o termo “Aurora Boreal surgiu em 1619 pelo matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei? Ele batizou o fenômeno, inspirado na deusa romana do amanhecer, Aurora e inspirado em Bóreas que foi um deus grego, representante dos ventos nortes.
Ela acontece na Ionosfera
É muito comum que sua imagem seja apreciada durante a noite, ocorrendo na ionosfera, onde ocorre a colisão de partículas energéticas provenientes dos ventos solares com o campo magnético da Terra e acabam dirigindo-se aos polos do planeta por meio das correntes de Birkeland.
Ela costuma acontecer em 10 lugares diferentes
Muito frequente em regiões polares, este espetáculo da natureza pode ser contemplado na Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alasca, Escócia, Groenlândia, Rússia e Canadá, dominando o céu durante os meses do inverno.
Fótons luminosos
A beleza de sua luz se dá através dos íons de gases como o nitrogênio e o oxigênio. Os elétrons dos átomos destes gases liberam energia irradiando a luz, formando a aurora e as suas cores dependem da irradiação dos diferentes íons.
Não é só no planeta Terra
Inclusive, este fenômeno não acontece exclusivamente no Planeta Terra. Também é observável em outros planetas do sistema solar, como Júpiter, Marte, Saturno e Vênus.
Não acontece só na natureza
E também não é um fenômeno exclusivo da natureza, podendo ser reproduzível em explosões e até mesmo em laboratórios.
E aí, já sabia de tudo isso?
Quem sabe agora não vale a pena começar a planejar a viagem dos sonhos e correr atrás de uma Aurora Boreal?
Autor: Marco Antonio Monti Penna – Gestor Ambiental
Fonte: Mudanças Climáticas: Elevação dos Oceanos. e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias