Comunidade transforma lixão  em viveiro de flores e gera renda 

Viveiro de Flores Piatã

Famílias cadastradas compõem renda com a venda das flores 

Há pouco mais de um ano de sua inauguração, o viveiro comunitário em Piatã, Maringá, já está comercializando as flores ali cultivadas. A iniciativa partiu da própria comunidade de produtores e teve o apoio da prefeitura que cedeu o espaço para o cultivo. 

Desde então, segundo a prefeitura, 19 famílias são cadastradas e podem complementar renda com a venda das espécies ali cultivadas.  Elas foram capacitadas para cuidar do local, desde a limpeza do terreno, cuidados com estufa e canteiros . 

Sustentabilidade

Espécies cultivadas no viveiro
Espécies cultivadas no viveiro / Foto: Prefeitura Municipal de Maringá – PR

Com a implantação do viveiro comunitário de fortes, o município resolveu um problema ambiental grave, o lixão. Agora com o cultivo e vendas das espécies, além de ter um espaço livre de lixo a céu aberto, essas famílias têm a oportunidade de ter uma renda extra, além do contato com a terra e a natureza que traz benefícios já comprovados para a saúde e bem estar . 

Maringá já tem experiência no incentivo de  cultivos comunitários, como as hortas, e quem ganha com isso é a população, que se alimenta de produtos naturais e ainda podem vender o excedente . 

Bromélia
Bromélia cultivada no viveiro comunitário / Foto: Piatã Viveiro de Flores PMM

A iniciativa rendeu tão bons resultados , que a prefeitura já estuda ampliar o número de espécies e  diversidade. O espaço de 1715 m 2 , é destinado ao cultivo de plantas ornamentais, como suculentas, samambaias dentre outras . 

O viveiro recebe   visitação de segunda a sexta das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 13h. 

Fonte: Ciclo Vivo Prefeitura Municipal de Maringá  e Piatã Viveiro de Flores 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos