O empreendimento contará com a criação de cinco usinas de energia solar e pode receber os primeiros aportes ainda em 2021
Foi aprovado na última semana, o financiamento para um novo complexo solar no interior do Estado do Ceará, na cidade de Abaiara. O complexo receberá o aporte de 423 milhões, aprovados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Ao todo o empreendimento contará com cinco usinas, gerando cerca de 800 empregos diretos e 2000 mil indiretos somente na fase de implantação. Quando estiver em operação a estimativa é de gerar 10 postos de trabalho diretos e 30 indiretos, destinados para a manutenção do parque.
A estimativa é de mais 163 Megawatts (MW) de energia limpa e renovável. Além disso, os painéis de energia fotovoltaica demandam pouca manutenção, não poluem e não geram ruídos.
Impactos Positivos na economia local
Além da geração de empregos para o Estado durante todas as fases do processo de implementação do complexo de usinas, o projeto se interliga ao hub de energias renováveis do Ceará, como o projeto “ Hidrogênio Verde” . Ainda, segundo a Coordenação da Sudene, o empreendimento vai gerar renda no arrendamento das terras para a construção das usinas.
Projetos de energias renováveis têm sido incentivados no Estado do Ceará, com o objetivo de atenuar a crise energética vivenciada nos últimos anos. E através de energias renováveis e limpas, alcançar sustentabilidade econômica e ambiental .
A energia fotovoltaica em funcionamento
Energia solar fotovoltaica, é a energia produzida através da captação de raios solares. Essa captação ocorre mesmo em dias nublados e chuvosos, e quanto maior a irradiação , maior o número de Megawatts gerados. Esse tipo de geração de energia é considerada limpa, renovável e sustentável.
O processo de geração de energia solar, chamado de efeito fotovoltaico, ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel , gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica.
Para que essa energia possa ser utilizada em residências e comércios, é necessário converter a corrente elétrica gerada nos painéis fotovoltaicos, em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local.
Fonte: Diário do Nordeste Biomassa Energia Brasil Escola