Iniciativa do empreendimento terá também benefícios para moradores idosos e de baixa renda
Um empreendimento que une moradia, renda e sustentabilidade em um único espaço . As Agrihood, ou fazendas urbanas trazem consigo essas funcionalidades dentro de sua proposta.
Na cidade de São Francisco, Califórnia, a iniciativa prevê a construção de uma fazenda urbana, aliada a moradias de baixo custo , numa área de 6 mil metros quadrados. No complexo serão cultivadas legumes, frutas, verduras e hortaliças, que serão vendidas a valores exclusivos para os moradores do condomínio.
Moradias para atender demandas sociais
Dentro do complexo em São Francisco, mais especificamente no bairro de Santa Clara, no Vale do Silício , serão construídas 361 moradias, que terão valores diferenciados com cotas especiais para idosos e pessoas de baixa renda, atendendo assim a demanda da região.
Na fazenda estima-se colher cerca de 9 mil quilos de alimentos por ano, com base em uma produção orgânica e regenerativa , sendo administrada pela Farmscape e com a ajuda dos moradores na manutenção e cultivo , garantindo aos moradores alimentos mais saudáveis e de baixo custo.
Conhecendo as Agrihood
As agrihood ou fazenda urbana, são comunidades sustentáveis que têm ganhado destaque em todo o mundo, em busca de empreendimentos que equilibrem estilo de vida urbana e saudável.
O termo agrihood é formado pela junção das palavras agriculture (agricultura) e neighborhood (vizinhança). Os primeiros movimentos das fazendas urbanas se deram na década de 1980, quando grupos de pessoas da mesma comunidade se organizaram para dividirem o mesmo espaço e cultivarem seu próprio alimento .
Iniciativas de unificar moradia e agricultura são mais comuns nos Estados Unidos, mas ela tem ganhado adeptos aqui também no Brasil .
Em Pernambuco, podemos encontrar a primeira agrihood do país, o Vilaverde Turmalina que surgiu a partir da necessidade de um espaço maior para a Escola Waldorf Recife . A área de 93 hectares fica a 40 quilômetros de Recife e segue em processo de melhorias e construções, mas já fornece alimentos aos moradores que residem em casas ou apartamentos, além de áreas de convivência e lazer.
Dessa maneira, as agrihood proporcionam contato com a natureza, sustentabilidade e acesso a alimentos mais saudáveis.
Fonte: Ekko Green Sebrae VilaVerde Turmalina