A nova lei pretende reduzir o envio de até 75% de resíduos orgânicos a aterros sanitários
Desde o último dia 01 de janeiro , o Estado da Califórnia implementou uma lei que obriga que munícipes e empresas passem a realizar a compostagem de resíduos orgânicos , proibindo que esse material seja depositado nas lixeiras de coleta urbana, evitando dessa maneira que sejam enviados a aterros sanitários.
A lei conhecida como SB 1383, foi assinada em 2016 pelo então governador Jerry Brown, e levará ainda pelo mais dois anos para ser totalmente implementada no Estado.
A estimativa é que assim que atingir a totalidade , é que a lei consiga reduzir em até 75% o envio de resíduos orgânicos para os aterros, gerando um impacto positivo na redução da emissão de Metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa .
Mudanças de Comportamento
Joe La Mariana, diretor executivo da Rethink Waste, South Bayside Waste Management Authority, falou em entrevista a uma rádio local, que a lei é um passo importante para a transformação na gestão de resíduos da Califórnia, principalmente em relação aos materiais orgânicos que hoje representam cerca de 40% do que é enviado aos aterros.
A iniciativa da lei surgiu em 2010, após um estudo detalhado sobre os impactos dos aterros sanitários na poluição e formação de gases de efeito estufa. A partir daí começaram elaborar as premissas para reduzir os danos ambientais.
Os benefícios da lei são tangíveis. Segundo a Scientific American, até 2030 a previsão é de haja uma redução de cerca de 14 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono durante a vida de decomposição desse lixo, o equivalente a retirar cerca de 3 milhões de veículos das estradas por um ano.
Para as autoridades da Califórnia, para que a lei seja efetiva, a educação da população deve ser contínua. Somente com a mudança de padrões e conscientização da comunidade será possível alcançar as metas da compostagem de resíduos orgânicos.
Kourtnii Brown, presidente do conselho da California Alliance for Community Composting, disse em entrevista à rádio KQED que 50% das cidades da Califórnia terão programas de compostagem em vigor até julho de 2022.
Mas o que pode ser compostado?
O programa de coleta de resíduos orgânicos da Califórnia receberá quase todos os tipos de sobras de alimentos, bem como podas de árvores, tecidos orgânicos e tapetes, madeira, madeira, produtos de papel, papel para imprimir e escrever, estrume, entre outros.
A comunidade receberá informações sobre como separar os resíduos e armazená-los até o dia da coleta. Além disso, eles serão informados sobre os benefícios do composto, como ele devolve nutrientes ao solo, melhora a retenção de água, reduz a dependência de pesticidas e muito mais, enquanto cria bons empregos verdes na coleta de resíduos e na agricultura sustentável, o que torna a alimentação mais saudável e segura.
Fonte: Treehugger e Cal Recycle California