Conheça as atribuições de um Gestor de Resíduos

Gestor de Resíduos

O Gestor de Resíduos é de fato uma das carreiras mais incríveis e importantes, porque não só envolve a sustentabilidade ambiental, mas também envolve a capacidade de manter nosso meio organizado e limpo de forma a evitar contaminação de solo, água e ar, provocando a disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental.

Percebe o tamanho da responsabilidade de um gestor de resíduos?

De forma simples, o gestor de resíduos é a pessoa responsável em garantir que os resíduos saiam do ponto de geração e cheguem ao destino final com tratamento adequado.

Dentre todas as atribuições, o gestor de resíduos possui responsabilidades estratégicas e de supervisão. 

Segundo o site da Catho, uma das principais empresas de recrutamento no Brasil, as principais atribuições de um Gestor de Resíduos são: 

  • Desenvolvimento de estratégias para destinação adequada e segura do lixo, desde o lixo residencial ao industrial, de modo a evitar danos e acidentes ambientais;
  • Criação e implantação de projetos voltados à obtenção de novas funcionalidades ao material descartado, evitando seu descarte de forma incorreta.
  • Inserção de medidas focadas na redução do impacto da geração de resíduos, incentivo para reutilização e reciclagem de itens por meio de diversas ações e medidas. 

Dentro de uma indústria, vemos que este profissional pode ser o técnico de meio ambiente, gestor ambiental, coordenador ou gerente de meio ambiente. São inúmeras nomenclaturas encontradas que definem um Gestor de Resíduos, conforme detalhado abaixo:

No papel de empresa de consultoria

É o responsável por gerenciar resíduos de outras empresas, podendo até mesmo elaborar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 

Oferece soluções tecnológicas sustentáveis na gestão dos resíduos sólidos, com a proposta de minimizar todos os danos ambientais que estes resíduos podem causar no meio ambiente. 

No papel de gerador de resíduos

O gerador de resíduos cuida dos resíduos gerados em seu próprio processo e fiscaliza as empresas terceirizadas.

É sua responsabilidade realizar auditorias nas empresas de transporte e destinação final de resíduos, conhecer o processo e verificar se está sendo cumprido os procedimentos e atendimentos às legislações ambientais. 

O gerador realiza visitas nas áreas de seu processo diariamente e conscientiza a sua equipe. 

Além de verificar se tudo será executado conforme o procedimento, é ele quem garante que todas as etapas do gerenciamento serão cumpridas. 

Faz o agendamento do transporte, solicita apoio às áreas envolvidas e agenda com as empresas que fazem o tratamento final dos resíduos.

Possui um papel importante no acompanhamento das legislações. Ele gera e arquiva as documentações, além de encontrar a melhor tecnologia de destinação final para seus resíduos. 

O gerador também pode elaborar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, desde que seja habilitado junto ao seu conselho de classe.

No papel de transportador de resíduos

É o responsável pelo transporte adequado e pela documentação do material. 

Seu principal objetivo é atender a expectativa e a necessidade do cliente que é a coleta e a condução do resíduo até o local determinado, tomando muito cuidado quanto a capacidade do caminhão e do quanto de resíduos que o veículo pode transportar. 

O transportador deve respeitar prazos, horários, datas e obrigatoriamente deve ter em mãos o MTR (Manifesto de Resíduo) e Nota Fiscal de simples remessa de transporte de Resíduos Sólidos. 

Os seus veículos devem ser homologados, seus funcionários treinados e a empresa deve atender todos os requisitos legais necessários.

No papel de destinador final 

É responsável pelo tratamento dos resíduos.

A empresa que é a destinadora final tem a obrigação de notificar que o resíduo foi recebido. Possui o prazo de 10 (dez) dias para liberar o certificado de destinação final. 

Esse certificado é a garantia que seu resíduo recebeu o tratamento adequado e não foi extraviado no processo.

A destinadora final, assim como a transportadora, deve possuir licença ambiental e atender todos os requisitos ambientais necessários.

Então finalmente vamos entender quais são as atribuições do gestor de resíduos?

São elas: 

  • Conhecer todo o seu processo operacional e se possível de outras indústrias (é interessante fazer a troca de experiência com profissionais de outras empresas e participar de eventos para agregar valor ao seu processo);
  • Mapear os insumos de seu processo (isso te dará um parâmetro dos potenciais resíduos a serem gerados); 
  • Segregar, acondicionar e identificar os resíduos corretamente; 
  • Tratar os resíduos como se fossem produtos e não lixo, uma vez que o resíduo pode ter valor agregado para outras atividades;
  • Treinar os colaboradores nos procedimentos e instruções de trabalho (os profissionais devem estar habilitados para auxiliar no processo de segregação dos resíduos);
  • Avaliar custos e tipos de transporte por tipologia de resíduo (tentar armazenar temporariamente o maior volume possível dos resíduos para reduzir o número de viagens e planejar antecipadamente o transporte, carregamento e agendamento com o destinador final de forma a conseguir cumprir o orçamento previsto);
  • Conhecer, selecionar os tipos de tecnologias de tratamento de resíduos, avaliar custos e tipos de destinação final adequados para os resíduos;
  • Controlar todos os documentos referentes ao gerenciamento de resíduos (licenças, manifestos de resíduos, certificado de destinação final e documentação das empresas terceirizadas);
  • Finalmente investir em pesquisa e desenvolvimento com os resíduos quando aplicável.

Uma maneira de conhecer tudo a respeito dos resíduos e se preparar para trabalhar nesta área de mercado é se inscrevendo no Recicla-Se 2.0, Curso Online de Gerenciamento de Resíduos que o Portal Sustentabilidade oferece.

Este curso fornece conteúdos e conhecimentos que as universidades não costumam se aprofundar, você aprende os segredos dos profissionais que atuam em diferentes empresas no Brasil, seja na geração, transporte ou destinação de resíduos. É um curso que te coloca a frente da concorrência e te destaca na área ambiental.

Você já tinha ouvido falar sobre o Gestor de Resíduos? Espero que este texto tenha contribuído com seu conhecimento.

Muito obrigado por ler até aqui e te desejo um dia incrível e sustentável!

Por: Marco Antonio Monti Penna – Gestor Ambiental

Fonte: 

Gestor de Resíduos – O que faz, Salário, Carreira | Catho

Curso Recicla-Se. Portal Sustentabilidade. Ministrado por Jaqueline Gomes. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos