Litro de Luz já impactou a residências de várias famílias brasileiras
Com garrafas pet, inovação e muito amor por parte dos voluntários, a ONG Litro de Luz, fundada em 2014, já impactou a vida de mais de 17 mil pessoas em mais de 20 comunidades espalhadas pelo Brasil.
Com cerca de 200 voluntários, a organização leva para comunidades energia limpa e renovável, com valor acessível utilizando materiais recicláveis como garrafas pet, cano de pvc entre outros.
De acordo com os dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população considerada sem acesso à energia ultrapassa dois milhões de brasileiros. De 2011 a 2017, por meio do LpT, a energia elétrica chegou a quase 800 mil pessoas (IEMA, 2019)
Impacto socioambiental
Diversas comunidades espalhadas pelo Brasil já foram beneficiadas pelo projeto da organização.
A comunidade Aldeia Mata Verde Bonita, no município de Maricá (RJ), por exemplo, foi contemplada com os postes solares e as lâmpadas de Mozer, e puderam finalmente ter acesso à iluminação .
Em setembro de 2019, o Quilombo Santa Justina/Santa Isabel, localizado em Mangaratiba (RJ), recebeu os postes e lampiões do Litro de Luz, e na época os moradores viviam à base de lampião a querosene, diesel e vela.
Localizada a apenas 60 quilômetros da Avenida Paulista, a comunidade do Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo, sofria com a iluminação precária das ruas , e isso era motivo de preocupação para os moradores.
O lampião do Litro de Luz contém uma placa solar que pode ficar carregando durante o dia na janela da casa dos moradores e, à noite, pode ser desconectado dessa placa para ser usado para a iluminação dentro ou fora de casa. O poste de energia solar instalado nas ruas recebe a carga durante o dia e é acionada durante a noite .
Atualmente, existem 237 localidades isoladas no Brasil, a maior parte está na região Norte, nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. O consumo elétrico nessas localidades é baixo e representa menos de 1% da carga total do país, sendo suprida, principalmente, por térmicas locais a óleo diesel. Devido a números tão significativos, a iniciativa da Litro de Luz leva mais que iluminação a essas comunidades, leva também esperança, dignidade e qualidade de vida.
Fonte: Ecoa Litro de Luz Brasil Editora Mol