O dinheiro será investido em projetos-piloto que reduzem as emissões de gases de efeito estufa ou sequestram carbono.
O secretário de agricultura americano, Tom Vilsack, anunciou que seu departamento investirá US$ 1 bilhão em parcerias para apoiar os agricultores, pecuaristas e proprietários de florestas sustentáveis nos EUA.
A iniciativa fornecerá assistência financeira e técnica a projetos-piloto com duração de um a cinco anos para produtos agrícolas e florestais dos EUA que usam práticas sustentáveis.
A oportunidade de financiamento define uma climate-smart commodity, como uma commodity agrícola que é produzida usando práticas agrícolas (agricultura, pecuária ou silvicultura), que reduzem as emissões de gases de efeito estufa ou sequestram carbono.
Comentando sobre a parceria, Vilsack afirmou:
“Os fazendeiros, pecuaristas e proprietários florestais da América estão liderando o caminho na implementação de soluções climate-smart em suas operações. Por meio de Partnerships for Climate-Smart Commodities (PCSC), o USDA fornecerá financiamento direcionado para atender à demanda nacional e global e expandir as oportunidades de mercado para commodities climate-smart para aumentar a vantagem competitiva dos produtores americanos. Queremos que uma ampla gama de agricultures e silvicultures se vejam nesse esforço, incluindo produtores pequenos e historicamente mal atendidos, bem como adotantes iniciais”.
O investimento é a mais recente iniciativa do governo Biden destinada a combater as mudanças climáticas, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor agrícola pela metade até 2030 e colocar os Estados Unidos no caminho de emissões líquidas zero até 2050.
Fonte: Environmental Leader e Forbes