As hortas comunitárias estão se tornando cada vez mais populares no Reino Unido
As hortas comunitárias têm tido crescimento considerável no Reino Unido, e essa crescente chamou a atenção da ‘Royal Horticultural Society’, fundação criada em 1804 para promover a jardinagem e a horticultura na Grã- Bretanha e Europa.
Como incentivo a fundação criou o prêmio ‘ Community Awards’ , que em setembro desse ano anunciará os vencedores dessa primeira edição.
Crianças visitam as hortas comunitárias e têm contato com a terra
Além de fornecer alimentos para a comunidade, ao mesmo tempo as hortas têm sido um meio utilizado para educação ambiental .
As comunidades abrem as portas para as escolas, e através da visitação e manejo da terra, as crianças podem aprender na prática, lições de matérias escolares eletivas.
Em contrapartida, os alunos saem das salas de aulas convencionais e despertam sua curiosidade e amor pelo cultivo.
Além disso, os locais em que são cultivadas as hortas, que antes não eram devidamente cuidados , mudam completamente a paisagem com os cultivos.
Como resultado ,pântanos e terrenos antes abandonados e que serviam como criadouros de animais peçonhentos , fornecem a comunidade alimentos e até mesmo flores.
Hortas criam redes de voluntários
A iniciativa das hortas , criou também uma rede de voluntários, que se dedicam nos cuidados diários da terra e das plantações.
Essas redes funcionam além das cercas e estufas. Segundo relatos de moradores, as comunidades demonstram maior resiliência durante as crises, como por exemplo aconteceu em 2020 durante a pandemia.
Dessa forma os desafios vividos pelas comunidades , durante a pandemia foram superados com maior rapidez, pois eles se ajudavam mutuamente.