A caracterização dos resíduos sólidos permite ao gestor conhecer os impactos de seus resíduos até sua disposição final
A caracterização de resíduos sólidos se dá por meio de sua natureza física, composição química e pelos riscos potenciais ao ambiente, simultaneamente.
Sabemos que resíduos sólidos são aqueles que resultam das atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição, por exemplo.
Hoje eu vou apresentar as 6 vantagens da caracterização dos resíduos sólidos.
Quais são elas? Vamos conferir!
1 – Controle total dos seus resíduos
Todo tipo de controle é importante, seja ele financeiro, social, controle dos custos operacionais, controle de rastreabilidade do resíduo, entre outros.
Dentro de uma organização, o controle dos resíduos é primordialmente fundamental para a sobrevivência e para o crescimento da empresa.
2 – Mapear, segregar, identificar corretamente os resíduos gerados
A caracterização auxilia diretamente no mapeamento, na segregação e na identificação, quando estes resíduos são descritos de acordo com a sua origem e seus aspectos físico-químicos, biológicos, qualitativos e/ou quantitativos, por exemplo.
Além disso, estas vantagens facilitam diretamente no gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.
3 – Acondicionamento adequado dos resíduos de acordo com as suas características
De acordo com o volume, quantidade e suas características, permite o acondicionamento adequado, como por exemplo, Big Bags, Granel, Tambores, Bombonas de 100/200L ou Embalagens até 60L ou 60 x 40 cm.
4 – Cobrar documentação do transportador
A caracterização do resíduo é importante para a correta identificação, desse modo, é possível identificar e segregar os resíduos perigosos e os resíduos não perigosos.
Da mesma forma, para o transporte de resíduos perigosos, são necessários vários documentos visando o atendimento aos requisitos legais.
5 – Correta destinação final para seus resíduos
Com a caracterização, é possível ter uma ideia da destinação final deste resíduo, se ele deve portanto ser reciclado, passar pelo processo de Compostagem, Reciclagem, Manufatura Reversa, Blendagem e Coprocessamento, Autoclave, Incineração ou ir para o Aterro Sanitário.
6 – Atender a Legislação Ambiental
A Norma NBR 10.004/2004 da ABNT define as diretrizes para a caracterização, classificação e igualmente os tipos de resíduos.
O profissional especializado é o responsável pela realização da caracterização e dependendo da complexidade, eventualmente ser enviado para laboratórios de análises, onde serão realizados testes específicos.
Para que os resíduos sólidos sejam devidamente caracterizados é necessário conhecer principalmente sua origem, seus constituintes e características.
E você? Conseguiu visualizar a importância da caracterização dos resíduos sólidos?
Além de estar tipificado na lei, contribui bastante para o crescimento das organizações.
IV Intensivão do Gerenciamento de resíduos
Se você se interessa pelo mercado de resíduos, vem aí o IV Intensivão do Gerenciamento de resíduos do Portal Sustentabilidade.
Um dos maiores eventos do setor.
Fique atento!
Fonte:
Guia de Caracterização e Classificação de Resíduos
Curso Recicla-se. Produzido por: Portal Sustentabilidade