Parque binacional será o muro verde que separa os dois países proporcionando sustentabilidade e recuperação ambiental
A fronteira entre o México e Estados Unidos ganhará um parque binacional.
O ‘ muro verde’, ficará no mesmo local em que anteriormente se cogitava construir um muro de concreto, separando os países.
Agora, o projeto além de ser mais sustentável, ainda vai dar aos dois países, um belíssimo ecoparque.
Parque Binacional
De acordo com a empresa responsável pelo empreendimento, o parque terá uma área de 5,79364 quilômetros, em aproximadamente 404 hectares.
O projeto conecta as cidades de Laredo no Texas, Estados Unidos, e Nova Laredo, no México, e será construído ao longo do Rio Grande.
Além do parque, as duas cidades investem também em projetos de restauração ecológica.
Esforços conjuntos de professores, proprietários de terras, estudantes universitários, juntamente com lideranças indígenas, conseguiram cancelar a construção do muro de concreto e aço.
Um dos principais argumentos utilizados, é que a cidade de Laredo seria isolada de sua principal fonte de água, que é o Rio Grande.
Além de ser mais sustentável, o parque nacional vai proporcionar aos moradores dos dois países, contato com a natureza e recreação.
Além disso, o parque é um símbolo de cooperação entre os dos países.
Recuperação Ambiental
De acordo com a revista de arquitetura Deezen, o parque nacional terá um espaço de restauração de 3,21 quilômetros, um anfiteatro, e uma área de recreação com cerca de três quilômetros, que levará ao zoológico de Nova Laredo.
Estimativas da associação Earthly Justice, garantem que o muro proposto anteriormente, causaria um impacto em 113 quilômetros de terras costeiras, e mais de 1 bilhão de dólares dos contribuintes.
Além de toda a estrutura, o muro verde entre as fronteiras, pretende auxiliar os dois países com os desafios das mudanças climáticas.
Além disso, não haverá a divisão dos países, como em um muro comum.
O design do parque terá a forma de um abraço, que entre os dois países.
Os responsáveis pelo projeto, esperam que essa iniciativa estimule outras cidades fronteiriças, como por exemplo, Tijuana e San Diego, Matamoros e Brownsville.
E da mesma forma, que esse projeto seja inspirador e se espalhe ao redor do mundo.
Fonte: Dezeen Rally Mundial