Durante o ano de 2021 o montante reciclado de latas de alumínio chegou a 98,7%
A reciclagem de latas de alumínio bateu recorde no Brasil em 2021.
O montante reciclado foi de 98,7%, maior proporção em três décadas de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
O resíduo é o mais reciclado no país, seguido do papel e do vidro.
Além disso, é um dos líderes na reciclagem de latas de alumínio no mundo.
Números expressivos

De acordo com as associações, dos 33,4 bilhões de latas comercializados, 33 bilhões foram recicladas.
O número expressivo representa um aumento de 1,4% em relação a 2020, colocando o Brasil entre os países que mais reciclam o insumo.
Do mesmo modo, o número supera os 95% estabelecido no Termo de Compromisso de Latas, firmado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2020.
De acordo com a Presidente Executiva da Abal, Janaina Donas, o Brasil é benchmark no setor para o mundo, graças aos esforços e investimentos da indústria do alumínio na modernização do setor e de ampliação dos centros de coleta e reciclagem.
Ainda segundo a Abal, o sucesso da reciclagem de latas de alumínio se deve principalmente ao ecossistema estruturado, que inclui cooperação mútua de empresas, sociedade, cooperativas e catadores.
Reciclagem no Mundo

O Brasil desponta na reciclagem de latas de alumínio, e isso é motivo de comemoração.
Ainda no ultimo dia 13, tivemos aprovado e implantado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, após 12 anos de discussões, audiências publicas e modificações.
No quadro mundial, despontam alguns países com índices altos de reciclagem e leis rígidas no gerenciamento de resíduos.
Entre eles a Alemanha, em 2020 forma reciclados quase a metade dos resíduos urbanos gerados, média cima de toda a União Europeia que junta reciclou 25%.
Além disso, a taxa de resíduos enviados a aterro na Alemanha é zero. O país aposta na geração de energia através de CDR.
Na Coréia do Sul, o governo criou uma taxa por quilo, para o lixo orgânico descartado pela população.
A medida parece ter surtido efeito, pois houve a redução de desperdício, e ainda colocou o país na lista dos que mais reaproveita os resíduos orgânicos.
Na lista dos países com maior eficiência de reciclagem, temos também a Austrália, por exemplo.
Sua gestão dos resíduos, faz com que menos de 3% de seus resíduos acabe em aterros sanitários. E todos os resíduos precisam ser tratados antes de serem destinados para resíduos urbanos.
Fonte: Abal G1 CNN Brasil