O combustível de pó de ferro não emite CO² e promete ser alternativa sustentável aos combustíveis fósseis
Um combustível de pó de ferro está sendo testado na Holanda.
Chamado de Iron Fuel, promete ser uma alternativa limpa e sustentável para abastecer industrias e residências.
O teste inicial foi em uma fábrica de cerveja na Alemanha e agora o combustível vai abastecer 500 casas holandesas.
Alternativa aos combustíveis fósseis

A Renewable Iron Fuel Technology (RIFT) da Universidade Técnica de Eindhoven está trabalhando juntamente com a Ennatuurlijk em uma caldeira piloto com capacidade de 1 Megawtts.
Essa caldeira será utilizada pela rede de calor da Ennatuurlijk e vai abastecer em fase piloto 500 casas na na cidade holandesa de Helmond.
O sistema funciona da seguinte maneira; o pó de ferro é queimado na caldeira. Durante esse processo, muito calor é liberado, para as redes de abastecimento, por exemplo.
Como resultado dessa queima, resulta o pó de ferrugem.
A ferrugem é reciclada em pó de ferro, usando hidrogênio, que por sua vez, carrega o pó criando um combustível renovável.
Em outras palavras, o processo consiste em enferrujar e desenferrujar.
A ferrugem, ou combustão, produz energia de alta temperatura que é convertida em vapor ou água quente.
A desoxidação, ou produção, ocorre por reação química com hidrogênio.
Assim, o hidrogênio sustentável torna-se armazenável, transportável e adequado para entrega de calor de alta temperatura com zero carbono.
Sem emissão de CO²

De acordo com a RIFT, a queima do pó de ferro não gera emissão de CO².
Além disso, a emissão de nitrogênio é menor quando comparado a processos que usam carvão ou gás.
Outras vantagens citadas dessa tecnologia tornam possível a produção em alta escala.
Por exemplo, a alta densidade da energia. Um metro cúbico de energia de pó de ferro, tem a mesma energia que onze metros cúbicos de hidrogênio de alta pressão.
O pó de ferro também é mais fácil de armazenar e não perde a densidade enquanto está armazenado, o que torna o transporte mais barato.
O pó de ferro pode gerar energia para aquecimento de água, na indústria na produção de calor usado como utilitário, por exemplo, nas indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, química e petroquímica.
Da mesma forma, na geração de eletricidade de carga de pico para fornecer estabilidade da rede em relação ao fornecimento intermitente de eletricidade renovável.
Para a próxima etapa, os testes utilizarão uma caldeira com capacidade de 5 Megawatts, o que segundo os empreendedores, vai demonstrar a eficácia de produção em alta escala.
Fonte: Iron Fuel Eco Inventos