Casa sustentável foi construída com recicláveis e com mínimo de concreto e aço mantendo frescor natural até no verão
Uma casa sustentável construída com reciclagem e insumos locais na Índia, que mantém o frescor naturalmente sem auxilio de ar-condicionado, mesmo durante o verão.
Esse é um feito de dois arquitetos indianos, Mysuru Nithin MS e Manoj Badkillaya, que buscavam oportunidades de reduzir o impacto da construção civil para o meio ambiente.
Relatórios afirmam que as propriedades residenciais contribuem entre 17 e 21% das emissões de carbono relacionadas à energia em todo o mundo.
Construção Sustentável
O projeto utilizou 95% menos concreto e aço em relação a construções convencionais.
Além disso, devido a sua composição, ela mantém a temperatura 4 graus mais frio durante o verão.
Mais da metade dos materiais utilizados na casa sustentável foram reaproveitados, como madeira de jaca e tulipa africana, por exemplo.
O uso de cimento e aço foi altamente restrito, e esforços conscientes foram feitos para obter a maioria dos materiais de fontes locais, dessa forma reduzindo a pegada de carbono.
Reaproveitamento de materiais
As vigas de sustentação do telhado, colunas da varanda, bem como armários é de madeira de demolições.
Na laje a madeira suporta a carga de telhas Mangalore instaladas no telhado.
De acordo com os arquitetos, a escolha da madeira foi para minimizar também os impactos das demolições.
Na demolição de edifícios antigos, a madeira é combustível em fogueiras ou apodrecem no solo.
Em ambos os casos emitem gases de efeito estufa como dióxido de carbono e metano.
Os ladrilhos são pré-usados pois custam metade do preço, incluindo as despesas de limpeza e repintura, em comparação com os produtos mais novos.
Além disso, eles seriam mais resistentes às condições climáticas do que os ladrilhos recém-preparados, pois resistiram às condições climáticas.
Como resultado, a matéria-prima reciclada ajuda na pegada de carbono e nos custos de energia, evitando a necessidade de fabricar um novo conjunto de materiais.
Frescor Natural
De acordo com os arquitetos, a alvenaria é feita de argamassa de cal tradicional, com óleo de caju que funciona como agente aglutinante.
Além disso, a mistura leva ainda açúcar mascavo que funciona como agente de endurecimento rápido da massa e areia de rio.
A casa não possui colunas ou vigas como nas habitações convencionais, o que reduz o uso de concreto.
Manoj Badkillaya
As características gerais da casa reduzem os custos de construção em cerca de 10%, além disso, traz benefícios significativos para o meio ambiente e mantém os moradores livres de produtos químicos tóxicos usados em tintas.
Fonte: The Better India