Programa AMA vai cadastrar zeladores ambientais para cuidar da cidade e incentivar ações sustentáveis
A cidade de Florianópolis instituiu o Programa Ama, zeladores que cuidam do meio ambiente em todos os bairros e igualmente difundem a educação ambiental.
Chamados de agentes ambientais, ou zeladores, os interessados terão micro regiões sob sua responsabilidade, para os cuidados, conservação e educação ambiental.
Zeladoria
Os zeladores são agentes que cuidam do meio ambiente, com atividades como por exemplo, realizar a limpeza de espaços públicos dentro de sua área de atuação.
Além disso, eles podem fiscalizar serviços públicos, sugerir melhorias e educar os moradores para hábitos mais sustentáveis.
Qualquer pessoa interessada em ser um líder comunitário pode se inscrever no programa, desde que maior de 18 anos.
Remuneração
Para se tornar um agente do Projeto Ama, os munícipes devem ter disponibilidade para executar tarefas como serviços de limpeza, manutenção de hortas, além disso, iniciativa e capacidade de socialização.
Assim, esse trabalho dos zeladores não substitui os serviços de limpeza pública tradicionais da cidade, mas contribuiu para maior sustentabilidade.
Dentre os objetivos, o projeto visa principalmente, chegar aos bairros periféricos, onde nem todos os serviços estão disponíveis.
Dessa forma, desempregados por exemplo, podem ter uma renda de até R$1100,00 mensais e com horários flexíveis.
O projeto visa alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para a Agenda 2030.
O aplicativo AMA já é utilizado desde 2020 nas cidades paranaenses de Paranaguá, Cianorte e Maringá. Ele conecta pessoas da mesma área urbana para criar pequenos influenciadores locais e incentivar mudanças e hábitos ambientais.
Em Paranaguá, além do cadastro de zeladores, o app AMA também está disponível na modalidade AMA – Morador.
Nesta opção, os usuários cadastrados são convidados a cumprirem ações que ajudam a preservar o meio ambiente na cidade como a separação correta do lixo, o combate aos focos de dengue e o uso racional da água.
Os interessados em se tornar agentes podem se inscrever nesse link.
Fonte: De Olho na Ilha Cidade AMA