Curitiba inaugura espaço de energia renovável

energia renovável

Complexo do Parque Barigui agora tem o centro de pesquisa de energia renovável

Curitiba inaugurou no último dia 06, um espaço para pesquisa de energia renovável, principalmente para a geração de energia solar.

A iniciativa faz parte do Programa Curitiba Mais Energia, sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Sustentabilidade em foco

painel solar
Curitiba Solar no complexo do Parque do Barigui – Foto: Foto: Daniel Castellano / SMCS

No complexo do Parque do Barigui, já existem painéis de geração de energia solar bem como equipamentos de geração de energias renováveis.

O centro de pesquisa visa ampliar os estudos sobre energia renovável e além disso, disseminar conhecimentos sobre essas fontes.

O complexo Imap (do Instituto Municipal de Administração Pública), junto ao Salão de Atos do Parque Barigui, agora têm geração e pesquisa de energias limpas e renováveis.

O resultado é parte dos esforços entre a Prefeitura de Curitiba, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Espaço aberto ao público

energia renovável
Carros que funcionam com energia solar – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Espaço Curitiba Solar será aberto ao público para visitação, e os interessados podem assim, conferir de perto todas as atividades do complexo.

Estudantes universitários, cursos técnicos, escolas públicas e privadas, assim como à população em geral terão a oportunidade de conhecer o funcionamento da mini usina de geração de energia solar, que fica no telhado do complexo.

Além disso, apostando no uso de tecnologias que facilitem o acesso a informações, QR-codes com vídeos, curiosidades e informações pertinentes sobre a energia renovável e outras fontes.

Atualmente, o complexo conta com 105 painéis de geração de energia, e um sistema de armazenamento de energia feito com baterias de litium de 9 quilowatts cada.

A microrrede armazena e opera a energia acumulada, de forma controlada e coordenada com a rede de distribuição de energia.

Como resultado, essa energia abastece o carport solar, um portal para carros que possui equipamento para a recarga de veículos elétricos.

Transformação do aterro sanitário

aterro
O Projeto da Usina Solar no antigo aterro foi chamado de Pirâmide Solar do Caximba – Foto: Reprodução/Pexels

Frequentemente; Curitiba investe em projetos e iniciativas sustentáveis.

Um convênio para transformar o antigo aterro sanitário do bairro do Caximba, em uma usina pública de energias limpas e renováveis é uma das medidas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, essa usina é a primeira do gênero, na América Latina.

Há painéis solares na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico além dos painéis do complexo.

Ainda mais, a rodoferroviária de Curitiba e nos terminais de ônibus do Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho, igualmente serão equipados com painéis de geração de energia solar.

Quando essas plantas em funcionamento, estima-se que o município terá 60% da energia gerada através de fontes limpas e renováveis.

Fonte: Prefeitura de Curitiba O Especialista

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos