O Hospital da Amizade fica na área rural de Satkhira e foi projetado para suportar as mudanças climáticas
O Friendship Hospital Satkhira( Hospital da Amizade), localizado em Bangladesh, foi o vencedor do Prêmio Internacional RIBA 2021.
O Royal Institute of British Architects (RIBA), concede um reconhecimento a arquitetos e estudantes de arquitetura por projetos que atendam critérios socioambientais alinhados principalmente a sustentabilidade.
Hospital Comunitário
O Hospital da Amizade, é um projeto de baixo custo, na área rural de Satkhira, que sofre perdas de áreas produtivas, frequentemente; por conta de mudanças climáticas.
O projeto permite que o edifício suporte os efeitos das mudanças climáticas, principalmente do aumento do nível do mar.
Com cerca de 80 leitos, o pátio de conceito aberto, traz luz e ventilação naturais, além disso, o canal que atravessa o local coleta a valiosa água da chuva, já que a água subterrânea permanece contaminada por arsênio.
Este canal de água ajuda no resfriamento microclimático e da mesma forma proporciona distração tanto para os pacientes quanto para seus familiares pela paisagem formada.
Recursos locais
A mão de obra e os recursos utilizados na construção do hospital são todos locais.
Assim conseguiu-se construir em menos tempo e com custo reduzido.
Além disso, o design arquitetônico reduz e protege os pacientes do clima quente. Assim também, a separação das alas ambulatoriais e de internação é através do canal.
A decoração interna dos ambientes também conta com artesanato das famílias locais, garantindo dessa forma, renda para a própria comunidade.
O Reconhecimento
O Hospital da Amizade é um projeto em parceria com a ONG Friendship, que tem como missão levar condições salubres para áreas rurais remotas.
O prêmio é para empreendimentos que unifiquem excelência em design e arquitetura e ainda tenham impacto socioambiental, concedido a cada dois anos.
De acordo com o site do RIBA, esse é um dos prêmios de arquitetura mais rigorosamente julgados do mundo, com todos os edifícios da longa lista visitados por especialistas internacionais.
A escolha do Hospital da Amizade foi a partir de uma lista de três edifícios excepcionais, por jurados da área de arquitetura, presidido pela arquiteta francesa multidisciplinar de renome mundial Odile Decq.
” O hospital é muito relevante para desafios globais críticos, como acesso desigual aos cuidados de saúde e o impacto esmagador do colapso climático em comunidades vulneráveis. É uma demonstração de como a bela arquitetura pode ser alcançada por meio de um bom design quando se trabalha com um orçamento relativamente modesto e com difíceis restrições contextuais. Este hospital é uma celebração de um edifício dedicado aos humanos”.
Odile Decq
Fonte: Architecture Arch Daily