Projeto incentiva o descarte correto do óleo usado e leva alimentos para comunidades carentes
Um projeto socioambiental incentiva o correto descarte de óleo usado e ainda leva alimentos a quem necessita.
A campanha “Seu óleo de cozinha usado pode transformar vidas” é voltado principalmente para engajar bares e restaurantes, para o descarte correto e sustentável.
Assim, além da reciclagem do óleo, o projeto contribui para as doações de cestas básicas.
Sustentabilidade
O projeto é uma parceria de ONGs e empresas privadas.
De acordo com os idealizadores, a adesão dos restaurantes à campanha, fazendo o descarte correto de óleos promove a sustentabilidade.
Dessa maneira, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando problemas nas redes de esgoto das cidades, ajudam famílias em situação de insegurança alimentar.
O movimento conta com a parceria de chefs renomados, que contribuem de forma consciente com o envio de resíduos de óleos utilizados em sua cozinha, como por exemplo a Chef Paola Carosella.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e Óleos Vegetais (Abiove), no Brasil, o consumo de óleo chega em média 3 bilhões de litros ao ano.
Ainda, de acordo com a Abiove, a cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma inadequada, representando cerca de 700 milhões de litros lançados ao meio ambiente, por ano, sem o devido cuidado.
A expectativa é que mais bares e restaurantes passem a fazer parte dessa parceria e descartem todo o resíduo de óleo de cozinha corretamente.
A campanha teve início no estado de São Paulo e já tem grande potencial de expandir para todo o país.
Os restaurantes participantes recebem ainda o selo de responsabilidade social “Coleta Sustentável e Impacto Social” emitido por um dos parceiros do projeto.
Reciclagem do óleo
Quando descartado de maneira incorreta, o óleo de cozinha pode contaminar o solo e a água.
Por ter uma densidade menor que água, o óleo fica parado na superfície da água e impossibilita a entrada de oxigênio e luz nos rios, mares e oceanos, prejudicando a vida aquática.
Quando se decompõe o óleo de cozinha libera gases tóxicos, como o gás metano que é altamente poluente, aumentando a temperatura do planeta e contribuindo para o efeito estufa.
Além disso, apenas 1 litro de óleo é capaz de contaminar cerca de 20 mil litros de água.
A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, bem como tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.
Fonte: Com informações de Gabriela Marinho – Jornalista