Semana do Meio Ambiente terá programação especial no Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, terá uma programação especial na Semana do Meio Ambiente.
O evento acontece de 04 a 11 de junho, no museu.
Com atividades envolvendo comunidade, empresas bem como organizações da sociedade civil.
Programação
Nos dias 04 e 05 de junho, para iniciar a Semana do Meio Ambiente, acontece uma feira com produtores de alimentos, bem como artesanatos e venda de roupas sustentáveis.
Além disso, artistas da Amazônia, na Praça Mauá, das 10 as 18h00.
Essa programação faz parte da exposição temporária do Museu do Amanhã, Fruturos – Tempos Amazônicos, que reflete a grandeza, a biodiversidade, a cultura e o conhecimento presentes na maior floresta tropical do mundo.
Emergências Climáticas
Ao mesmo tempo, até o dia 10 de junho, jovens de 10 à 16 anos podem se inscrever para participar do processo seletivo da 5ª edição do programa Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas, uma formação sobre as emergências climáticas.
Para acompanhar e orientar as participantes, o programa conta com educadoras, formadoras, tutoras, e do mesmo modo, especialistas e cientistas.
São 60 vagas para meninas com idades entre 10 e 16 anos de todo o território nacional.
Os encontros serão aos sábados, através de plataforma online, entre os meses de Junho e Outubro de 2022.
Mostra Residência Cidade Floresta
Em sua primeira edição, o Programa de residência Cidade Floresta, que tem como objetivo oferecer uma imersão e experimentação.
O programa é para cientistas e artistas, interessados em desenvolverem seu trabalho no espaço urbano do Rio de Janeiro.
A iniciativa propõe criar e possibilitar novas narrativas e seus potenciais de transformação, por meio do diálogo multidisciplinar entre arte, biologia, botânica, microbiologia, estudos ecológicos bem como outras ciências da vida e da física.
A mostra acontece entre 4 e 11 de junho, no espaço expositivo do LAA, no Museu do Amanhã.
Preservação Ambiental
Nos dias 8,10 e 11 de junho, seguindo a programação da Semana do Meio Ambiente, acontece o Programa Diálogos Ambientais.
Acontecem apresentações de documentários, cortejos do Coral Uma Só Voz pelo Museu.
Ainda mais, uma discussão sobre o Dia Mundial dos Oceanos e o dia da Baía de Guanabara.
Ainda também, membros de associações, falam sobre os desafios das comunidades que dependem dos mares para viver, como por exemplo, os pescadores.
Além disso, debates sobre os impactos na biodiversidade perante o descarte de lixo, falta de saneamento derramamento de óleo entre outras ações prejudiciais aos oceanos.
De acordo com o Museu do Amanhã, todas essas atividades estão comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, da Agenda 2030.