Reunião acontece em comemoração a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em 1972, em Estocolmo, na Suécia
Estocolmo+50 – “Um planeta saudável para todos- nossa responsabilidade, nossa oportunidade”.
É com esse pensamento que acontece a reunião convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Estocolmo, nos dias 2 e 3 de junho.
A reunião é em comemoração a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, em que o meio ambiente foi primordialmente debatido.
O que é a Conferência de Estocolmo?
A Conferência de Estocolmo, aconteceu pela primeira vez entre os dias 05 e 16 de junho de 1972.
Foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas (ONU) para tratar das questões relacionadas à degradação do meio ambiente.
Durante a conferência, houve grande divergência entre os chamados países desenvolvidos e países em desenvolvimento.
Enquanto o primeiro grupo defendia a redução imediata do ritmo de industrialização dos países, o segundo recusava-se a assumir os compromissos ali propostos.
A alegação é que as medidas limitavam sua capacidade de enriquecer e garantir níveis adequados de qualidade de vida às suas populações.
A princípio, não foi possível chegar a um acordo entre as nações ali presentes, com metas concretas para proteger o meio ambiente.
Entretanto, durante a conferência foi criado um importante documento político chamado Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotado em 6 de junho de 1972.
Trata-se do primeiro documento do direito internacional a reconhecer o direito humano a um meio ambiente de qualidade, que é aquele que permite ao homem viver com dignidade.
Além disso, a Conferência teve um papel inegável em inserir a problemática ambiental entre as prioridades dos governos dos países, e na conscientização da população.
Sobretudo, pois pela primeira vez o mundo dirigiu sua atenção para os problemas do crescimento da população absoluta global, da poluição atmosférica e da intensa exploração dos recursos nativos.
Estocolmo+50
Estocolmo+50 comemora a Conferência de Estocolmo e os 50 anos de ação ambiental global.
Dessa forma, o evento visa atuar como um mecanismo para acelerar a implementação da Década de Ação da ONU para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Agenda 2030.
Ainda mais, cumprir as metas do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020.
A Estocolmo+50, pretende da mesma forma, incentivar a adoção de planos verdes de recuperação pós-COVID-19.
O evento será na mesma semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece todo dia 5 de junho e é também resultado da conferência de 1972.
A Suécia sediará a Estocolmo+50, com o apoio do Quênia. A reunião será composta por uma sessão de abertura, quatro reuniões plenárias, três diálogos com lideranças e uma sessão de encerramento.
Fonte: UNEP