O Programa Circular Plastics in the Americas é liderado pela União Europeia e apoia a transição para uma Economia Circular de Plásticos
A cidade do Rio de Janeiro recebe um programa de economia circular, liderado pela União Europeia.
Os países do programa são Brasil, Chile, Colômbia e Canadá.
A iniciativa tem como objetivo abordar principalmente, os desafios que a cidade enfrenta com o resíduo plástico.
O Programa
Diante da contaminação indesejada do solo, da água, do ar, da flora e da fauna gerada pela produção e consumo inadequados de plásticos, a economia circular serve como um modelo alternativo viável para evitar esse tipo de poluição.
O Programa Circular Plastics in the Americas, foi lançado em setembro de 2021 por diferentes consórcios internacionais.
O objetivo é primordialmente, reforçar o papel de liderança da UE na transição para os plásticos do futuro e contribuir para plásticos resilientes mais competitivos e indústrias de reciclagem.
A ação contribuirá para que a UE alcance seus compromissos climáticos globais e objetivos de política industrial.
Ainda mais, apoiar os aspectos internacionais da Estratégia da UE para Plásticos na Região das Américas.
Ações no Brasil
No Brasil, o time de gestores conta com especialistas para melhor desenvolvimento do projeto.
São elas: Tathiana Colturato, Coordenadora do Programa CPAP e Especialista em Economia Circular, Fernanda Romero, Gerente da Plataforma de Soluções de Plásticos Circulares e Cláudia Kairalla, Coordenadora Administrativa.
O Projeto CPAP em nosso país, visa, por exemplo, promover uma ampla cooperação para o desenvolvimento de políticas públicas.
Da mesma forma, demonstrar as tecnologias da UE compartilhando conhecimento para promover a redução de resíduos plásticos.
Essas medidas são planejadas de maneira a garantir a sustentabilidade, levando em conta a realidade brasileira.
A abordagem do projeto visa sobretudo, desenvolver soluções reais que permitam enfrentar os desafios com base na prevenção, gestão e remediação.
A CPAP no Rio
O Projeto CPAP Brasil tem foco em inovação e testes piloto de soluções transformadoras para promover e apoiar medidas e práticas relacionadas ao plástico circular, com especial atenção para o têxtil, agricultura, uso de plásticos descartáveis, PET e equipamentos avançados para setores de reciclagem.
O primeiro evento oficial será no dia 14 de junho, no Planetário da Gávea, a partir das 09h00. Além disso, haverá transmissão pelo Youtube.
O encontro conta com a participação de autoridades do Rio de Janeiro, bem como da União Europeia e da ONU.
Outros dois eventos estão previstos para acontecer em agosto e outubro, sendo a última edição simultaneamente à Conferência Rio+30 , que marca 30 anos da Rio 92.
Fonte: Diário do Rio CPAP