O Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth, está realizando testes com o óleo de cozinha usado como possível combustível de aviões
O Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth, no Texas, está convertendo óleo de cozinha usado em combustível para aeronaves.
A iniciativa recolhe o óleo utilizado nos restaurantes em sua praça de alimentação, que em seguida passa por um processo de purificação para o reúso.
A iniciativa
De acordo com os idealizadores, a iniciativa faz parte das metas de sustentabilidade do aeroporto.
O óleo é filtrado, aquecido e logo após esse processo, é adicionado hidrogênio.
Isso é possível, segundo Pratik Chandhoke, pois as composições químicas do óleo de cozinha e do combustível de aviões são bem próximas.
O aeroporto coleta aproximadamente 14 mil litros de óleo de cozinha todos os meses e o armazena em tanques até que possa ser transportado e refinado em combustível de aviação sustentável.
Reciclagem
O programa que teve início em 2019, recolhia o óleo de dois terminais, mas rapidamente se expandiu para cinco terminais e mais de 200 restaurantes.
A iniciativa de reciclagem faz parte dos esforços do aeroporto de Dallas, para atingir 100% de emissões líquidas zero até 2030.
O aeroporto faz parceria com uma empresa privada para converter o óleo de cozinha em SAF.
A empresa faz o transporte, o processamento e, em seguida, fornece o combustível renovável para várias companhias aéreas, em aeroportos nos EUA.
Estima-se que o SAF responde por cerca de 1% do consumo de combustível de aviação no momento, mas eles acreditam que esse número tende a aumentar.
Afinal, o ESG e consumidores mais exigentes , demandam empresas mais sustentáveis.
Combustível menos poluente
De acordo com os responsáveis, o combustível obtido a partir do óleo usado, pode reduzir as emissões em até 80%.
Esse número seria desde a produção até a queima do SAF em voo.
Ainda mais, eles consideram que esse tipo de combustível reciclado é promissor e ilimitado porque, pelo menos em teoria, o combustível de aviação sustentável pode ser feito de qualquer coisa, desde óleo de cozinha e árvores e da mesma forma, algas .
As maiores companhias aéreas do país se comprometeram em comprar 3,8 bilhões de galões de combustível de aviação sustentável na próxima década.
Fonte: NBC News IFLScience