A iniciativa é da República de Palau que recompensa turistas por seu cuidado com o meio ambiente local
A República de Palau criou uma maneira de incentivar a preservação ambiental em suas ilhas. Recompensas para turistas que pratiquem suas atividades com consciência ambiental.
Formada por mais de 300 ilhas no oceano Pacífico, localizada na porção noroeste da Oceania, a República do Palau integra o arquipélago das Carolinas, com a Federação dos Estados da Micronésia.
O território de Palau se tornou livre em 1978, através de um plebiscito.
Entretanto, os Estados Unidos são os responsáveis pela segurança e e defesa nacional.
Belezas Naturais
O litoral de Palau é o mais rico do planeta em diversidade, com 1,5 mil espécies de peixes e mais de 700 corais.
Essa e outras belezas naturais atraem milhares de turistas mas nem todos entendem que o ecossistema é sensível e por isso, deve ser cuidado.
Assim, o governo da ilha paradisíaca criou o Ol’au Palau, um sistema que recompensa o turismo sustentável.
Ecoturismo sustentável
O programa basicamente ” desbloqueia” atrações para os visitantes, de acordo com seu comportamento em relação ao meio ambiente e a cultura local.
Além disso, o aplicativo pontua o turista de acordo com sua gentileza com a comunidade.
Dentre as ações sustentáveis esperadas, estão, por exemplo, o uso de protetor solar adequado para o ecossistema, visitar locais culturais da ilha.
Da mesma forma, comer alimentos locais que tem sua origem comprovadamente sustentável.
Assim, o turista acumula pontos que podem ser trocados por passeios que são exclusivos dos habitantes locais.
Como por exemplo, o mergulho na caverna secreta, compartilhar uma refeição com moradores e anciãos ou lançar um carretel em um local de pesca isolado.
O programa também promete novas experiências que raramente turistas participam, incluindo uma cerimônia de primeiro nascimento, que é um importante evento cultural.
Reciprocidade
Ol’au é uma maneira informal que os palauenses chamam a atenção de um conhecido, como um amigo ou família. Significa convidar alguém para seu espaço.
Assim, o programa quer retribuir o turista como um amigo, que presenteia o outro.
O visitante cuida da ilha ele recebe essa reciprocidade. Pois ele compreendeu que no local, além da diversidade marinha, existem famílias que dependem de todo o ecossistema.
As recompensas do Ol’au Palau adaptam-se ao interesse do visitante, seja mergulho, caminhada ou envolvimento com a comunidade local.
Durante a pandemia, Palau sentiu fortemente, pois sua economia é totalmente baseada no turismo.
Em abril de 2022, a cidade reabriu suas portas para visitantes e seus moradores estão ansiosos para mostrar as belezas da ilha.
Fonte: BBC