Estação de tratamento de esgoto separado na fonte foi inaugurada em Helsingborg
A Suécia inaugura hoje a primeira estação de tratamento de esgoto separado na fonte, do norte da Europa.
A instalação foi recentemente reconhecida como o ” Projeto de águas residuais do ano” durante o Global Water Awards.
Sistema de tratamento
O sistema separa o fluxo de resíduos em três partes, sendo um tubo para banho, um tubo para resíduos de alimentos moídos e um tubo de vácuo para banheiros.
De acordo com os responsáveis, mais de 2.000 residências e escritório são pioneiros no uso do sistema em larga escala.
Com o tratamento separado, a empresa que produz biogás com o lodo residual acredita que sua produção vai aumentar em 70%.
Ainda mais, reciclar até 3 vezes mais fósforo em sua forma mais pura, bem como 7 vezes mais nitrogênio em comparação ao tratamento de esgoto convencional.
Reciclagem e reuso
Como resultado desse tratamento de esgoto, a água também pode ser purificada e devolvida à cidade para reuso. Dessa forma, gera economia desse recurso tão necessário.
O sistema ainda reduz a emissão de óxido nitroso e dióxido de carbono e, da mesma forma, possibilita a eliminação de vestígios de produtos químicos com eficiência energética.
A riqueza do fósforo
Entre as principais vantagens desse sistema, a concessionária destaca principalmente a importância da reciclagem do fósforo.
Por se tratar de um recurso finito indispensável para a produção de alimentos, reutilizar a matéria-prima através da economia circular se torna primordialmente necessário.
O fósforo está na lista de matérias-primas críticas da União Europeia.
Durante a H 22 City Expo, evento com foco em sustentabilidade, visitantes poderão conhecer o sistema de tratamento da Recolab. O showroom também está disponível para visitas pré-agendadas.
Os grupos-alvo incluem empresas, moradores de Helsingborg e outros grupos interessados em desenvolvimento urbano com foco em água e esgoto, gestão de resíduos e energia.
Fonte: Envirotec Magazine