Empresa anunciou o lançamento ainda esse ano do primeiro carro do mundo equipado com painéis solares
Uma empresa holandesa anunciou que começa ainda em 2022, a fabricação do primeiro carro do mundo movido a energia solar.
De acordo com os fabricantes, na Europa o modelo provavelmente estará disponível já em novembro.
Veículo movido a energia solar
Chamado de Lightyear 0, o veículo terá painéis solares no teto, capô e porta-malas.
Eles são a fonte de energia que recarrega a bateria elétrica mesmo quando estacionado.
De acordo com a empresa, o carro terá autonomia de 624km sem necessidade de recarga, e ainda mais, um alcance de 70km adicionais por dia a partir dos painéis solares.
Ainda segundo os fabricantes, em um país quente, se o trajeto diário for inferior a 35 quilômetros a bateria tem duração de sete meses.
Já em locais mais frios, precisa ser recarregada a cada dois meses.
Veículo mais leve
O Lightyear 0 tem formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas.
Como resultado desse designer, o veículo permite que uma bateria menor forneça a mesma autonomia do que uma bateria convencional.
O CEO da empresa holandesa, comentou que outras empresas estão desenvolvendo carros com painéis solares, entretanto nenhuma delas está pronta para entrar no mercado.
Alto custo
Apesar de ser um veículo mais sustentável, o custo ainda é um dos problemas para um transporte amigo do meio ambiente.
O custo dos 946 modelos que devem ser lançados em 2022, terão o custo de aproximadamente US$262.000 dólares.
Apesar disso, a empresa garante que vai produzir um modelo mais popular que pode custar US$31.215 dólares, entretanto ainda não há data para lançar esse modelo.
A eficiência de carga com esse recurso, porém, é baixa, mas indica um futuro onde soluções mais modernas permitirão viagens longas usando carros elétricos.
Hoje a constante necessidade de carga na bateria, é um dos principais problemas desses veículos na atualidade.
De acordo com a startup, a cada hora no sol, o carro obtém energia suficiente para rodar por 12 quilômetros.
Mas essa não é a única maneira de se recarregar as baterias do Lightyear One, que também conta com uma tomada, a solução tradicional nos carros elétricos. Além disso, de acordo com a Lightyear, o carro foi desenhado para ser o mais aerodinâmico possível.
Cada roda tem o seu próprio motor elétrico que funciona como um gerador que converte o atrito gerado ao frear em mais energia para as baterias, um recurso que já é usado em carros híbridos ou elétricos atualmente.
A empresa ainda destaca que o Lightyear One é coberto com o mesmo tipo de vidro usado em tetos solares, bem resistente e que não quebraria em pedaços em um eventual acidente.
Fonte: CNN Brasil GZH