O Parque Nacional das Emas é um rico bioma no Centro-Oeste brasileiro que encanta os visitantes
O Parque Nacional das Emas é um dos pontos turísticos mais interessantes de Goiás.
Criado em 1961 por um decreto do presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional das Emas é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
A área de 132 mil hectares de Cerrado, é distribuída pelos municípios de Chapadão do Céu (GO), Mineiros (GO) e Costa Rica (MS), é o habitat de cerca de 800 espécies de plantas e 300 de aves e mamíferos sob risco de extinção.
Cerrado
O parque é uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como por exemplo, os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares.
Além de sua paisagem característica, permite a observação de animais típicos do cerrado, como o tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados entre outros.
Durante o passeio, é interessante descer do carro e andar a pé para observar os bichos de grande ou pequeno portes, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores.
Trilhas
O parque possui trilhas que podem ser feitas de carro, de bicicleta ou no carro safari.
O carro safari tem 20 assentos em forma de arquibancada, o que facilita para apreciar a paisagem e os animais.
O passeio, com duração de até 8 horas, também pode ser realizado à noite para observação de animais com hábitos noturnos.
Entre os bichos mais avistados, destacam-se macacos, tamanduás-bandeira, porcos-do-mato, lobos-guará, emas, antas, veados-campeiros e até onças (pintada e parda).
São 354 km de trilhas, sendo algumas autoguiadas e outras com acesso apenas na presença de guias credenciados.
Rio Formoso
O Rio Formoso é mais uma das atrações do Parque Nacional das Emas, no extremo sudoeste goiano nasce o sinuoso e belo Rio Formoso, que é afluente do Rio Corrente.
Ele tem margens curtas para o padrão goiano de rios primários, seu leito é formado por pedras e possui uma correnteza que impõe respeito.
No parque, os visitantes podem fazer o passeio de bote, que tem duração de aproximadamente 2 horas, o passeio pode ser feito com ou sem flutuação e com equipamento de mergulho.
O visitante vai descendo de bote no Rio Formoso e pode mergulhar em pontos onde o instrutor do bote orientar.
Ainda também , o boia cross com duração de aproximadamente 40 minutos, o passeio é feito em um trecho do rio Formoso com maior intensidade de corredeiras.
Bioluminescência
O período de maior visitação do parque ocorre entre os meses de outubro e novembro.
Isso por que é quando turistas do mundo inteiro acompanham o fenômeno natural da bioluminescência, quando os ovos de vaga-lume depositados nos cupinzeiros eclodem e as larvas, em busca de alimento, se iluminam ao anoitecer para atrair outros insetos.
Cada cupinzeiro iluminado lembra uma árvore de Natal ou um prédio com as luzes acesas. O conjunto formado por milhares de cupinzeiros brilhando deixa a unidade de conservação com um aspecto semelhante às luzes de uma grande cidade, criando um cenário mágico e de encher os olhos dos turistas.
As belezas naturais do Parque Nacional das Emas, são sem dúvida motivo de orgulho para o centro-oeste brasileiro.
A importância de preservar biomas e ecossistemas como esse, deve ser primordial e com a conscientização e educação ambiental todos podemos fazer nossa parte.
E você já conhecia o Parque Nacional das Emas?
Escreve aqui nos comentários!
Fonte: ICMBIO