Prêmio reconhece produções científicas brasileiras voltadas à mobilidade urbana sustentável
Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável.
A iniciativa é da CAPES juntamente com uma fundação do ramo automotivo.
A iniciativa

A 1ª edição do Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável, tem como objetivo reconhecer sobretudo, a produção científica brasileira.
A iniciativa irá premiar, com R$ 25 mil, autores de artigos em três categorias: Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves; Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus); e Modelos Sustentáveis de Negócio Conectados a Melhorias na Mobilidade Urbana.
Dentre entres, por exemplo, na Categoria Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves, o tema “Fontes limpas e alternativas de energia para veículos leves”, entre outros.
O edital pode ser conferido na íntegra aqui.
Quem pode participar

Podem concorrer ao prêmio, trabalhos individuais ou em coautoria de brasileiros portadores do título de Mestre ou Doutor ou de alunos matriculados em programas de pós-graduação, mestrado ou doutorado, vinculados a instituições de ensino e pesquisa reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Os artigos científicos devem, primordialmente, atender aos seguintes critérios de
elegibilidade:
- I – Terem sido aceitos e/ou publicados por autores brasileiros e em atividade no Brasil, sendo considerado para a premiação o primeiro autor;
- II – Terem sido aceitos e/ou publicados em decorrência de trabalho de conclusão de curso de mestrado ou de doutorado, defendido no Brasil, mesmo em caso de cotutela, devidamente registrado na Plataforma Sucupira da CAPES e em programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação;
- III – Terem sido aceitos e/ou publicados a partir de 01 de janeiro de 2019 até a data de encerramento das inscrições e que sejam decorrentes de trabalhos de conclusão de cursos de mestrado e doutorado defendidas nesse período ou ainda em andamento.
Período de inscrições

Os artigos podem ser enviados até o dia 08 de agosto, exclusivamente pelo site da CAPES.
Serão três vencedores, um em cada categoria, que recebem R$25.000,00, além de passagens aéreas e diárias para que os autores premiados compareçam à cerimônia de premiação, que poderá ocorrer de forma presencial.
De acordo com o edital, a data prevista para a entrega dos prêmios é novembro de 2022, presencialmente, desde que as condições orçamentárias da CAPES e as sanitárias do país permitam a realização de cerimônia em tal formato.
Fonte: CAPES